Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17418
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
abiliobittar.pdf10.5 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Dissertação
Título: Rally da física: uma abordagem problematizadora e lúdica do ensino de termodinâmica
Autor(es): Bittar, Abílio
Primeiro Orientador: Menezes, Paulo Henrique Dias
Membro da banca: Brinatti, André Maurício
Membro da banca: Simao, Andre Gondim
Resumo: Neste trabalho apresentamos o desenvolvimento e a aplicação de um produto educacional para o ensino de conceitos de termodinâmica orientada pela metodologia da aprendizagem baseada em problemas (Problem Based Learning – PBL) e pelo enfoque CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade). A dinâmica do trabalho consiste na apresentação de uma história inicial, acompanhada de um vídeo, que visa a imersão dos estudantes em uma situação problema que tem como foco as consequências da poluição causada por veículos movidos por motores à combustão nos grandes centros urbanos. Na sequência, os estudantes, organizados em equipes, participam de um jogo, denominado Rally da Física, em que serão estimulados a explorar diversos conteúdos associados às leis da termodinâmica e ao rendimento dos motores à combustão. No final, as equipes são convidadas a completar a história inicial, dando um desfecho ao problema apresentado. O produto educacional foi aplicado em uma turma do 3º ano do ensino médio de uma escola pública. Consideramos que a escolha da metodologia da PBL foi satisfatória e que, aliada aos recursos lúdicos do jogo, permitiu que conseguíssemos motivar e gerar engajamento dos estudantes no aprendizado da Física. Apesar das dificuldades ocorridas durante a aplicação, observamos ao longo do processo momentos de cooperação entre os colegas de equipe e o empenho das equipes em superar os desafios apresentados em nível de competição. Esse contexto motivou os estudantes e favoreceu o ambiente de aprendizagem. Esse envolvimento também foi percebido nas pesquisas realizadas pelos estudantes na resolução dos diferentes problemas apresentados, fornecendo indícios de uma aprendizagem significativa.
Abstract: In this work we present the development and application of an educational product for teaching thermodynamics concepts guided by the problem-based learning methodology (PBL) and the CTS (Science, Technology and Society) approach. The dynamics of the work consists of presenting an initial story, accompanied by a video, which aims to immerse students in a problem situation that focuses on the consequences of pollution caused by vehicles powered by combustion engines in large urban centers. Next, students, organized into teams, participate in a game, called Physics Rally, in which they will be encouraged to explore various content associated with the laws of thermodynamics and the performance of combustion engines. At the end, the teams are invited to complete the initial story, providing an outcome to the problem presented. The educational product was applied to a 3rd year high school class at a public school. We consider that the choice of PBL methodology was satisfactory and that, combined with the game's playful resources, it allowed us to motivate and generate student engagement in learning Physics. Despite the difficulties that occurred during the application, throughout the process we observed moments of cooperation between teammates and the teams' commitment to overcoming the challenges presented at the competition level. This context motivated students and favored the learning environment. This involvement was also noticed in the research carried out by students in solving the different problems presented, providing evidence of significant learning.
Palavras-chave: PBL
CTS
Jogo
Termodinâmica
Ensino de física
Game
Thermodynamics
Physics teaching
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: ICE – Instituto de Ciências Exatas
Programa: Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (ProFis)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17418
Data do documento: 28-Jun-2024
Aparece nas coleções:Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (Dissertações)



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons