https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17382
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
danieladeoliveirapaiva.pdf | 7.27 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Clase: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título : | O caminhar do serviço social: a participação de profissionais e estudantes na luta por uma visão crítica |
Autor(es): | Paiva, Daniela de Oliveira |
Orientador: | Moljo, Carina Berta |
Miembros Examinadores: | Bueno, Bruno Bruziguessi |
Miembros Examinadores: | Bazarello, Raphael Dutra |
Resumo: | O Trabalho de Conclusão de Curso, ‘‘O Caminhar do Serviço Social: A participação de profissionais e estudantes na luta por uma visão crítica, possui como objetivo discorrer sobre a história com intuito de verificar a importância dos espaços de discussão presentes no Serviço Social como profissão e curso, analisar possíveis colaborações do movimento estudantil para a profissão e a importância do espaço coletivo para Assistentes Sociais. O método bibliográfico é o utilizado no trabalho e exposições documentais pontuais também ocorrem, para ilustrar a importância de acervos, documentos e registro no ato de conservação da História. Pode-se concluir que os debates, espaços coletivos, diálogos entre estudantes e profissionais, projetos de extensão, lutas e a resistência em diversos períodos históricos no país colaboraram para um olhar crítico de estudantes e Assistentes Sociais. |
Resumen : | The Course Conclusion Paper, ''The Social Service Journey: The participation of professionals and students in the fight for a critical vision, aims to discuss history with the aim of verifying the importance of the discussion spaces present in Social Service as profession and course, analyze possible collaborations between the student movement for the profession and the importance of the collective space for Social Workers. The bibliographic method is used in the work and specific documentary exhibitions also occur, to illustrate the importance of collections, documents and records in the act of conserving History. It can be concluded that debates, collective spaces, dialogues between students and professionals, extension projects, struggles and resistance in different historical periods in the country contributed to a critical view of students and Social Workers. |
Palabras clave : | Serviço social Estudantes Profissionais Crítico Ditadura militar Social service Students Professionals Critic Military dictatorship |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Serviço Social |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17382 |
Fecha de publicación : | 22-dic-2023 |
Aparece en las colecciones: | Serviço Social - TCC Graduação |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons