Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17376
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
rafaelzampadesouza.pdf6.92 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Pifano, Raquel Quinet de Andrade-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8296364068533223pt_BR
dc.contributor.referee1Olender, Marcos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5457900499783356pt_BR
dc.contributor.referee2Andrade, Letícia Martins de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5914642752498132pt_BR
dc.creatorSouza, Rafael Zampa de-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.brpt_BR
dc.date.accessioned2024-09-20T15:29:08Z-
dc.date.available2024-09-16-
dc.date.available2024-09-20T15:29:08Z-
dc.date.issued2024-04-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17376-
dc.description.abstractThe Church of São Francisco de Assis de São João del-Rei is an iconic building of Brazilian architecture and colonial art. Its exemplarity lies in its complex system of architectural composition and especially in the richness of its decorative, internal and external elements. The presence of two expressive sets of stone carving provides the possibility of new analyzes, even in the context of the diversified historiographic approach that surrounds this building. From the study of the portal and the pediment, we sought to investigate the iconographic sources used for the elaboration of the decoration of the frontispiece. For this, we seek to establish the foundations of Franciscan iconography, exploring its European origins and its transits, identifying the Franciscan iconographic program developed in the Italian peninsula, especially after the Counter-Reformation, as well as the Franciscan presence, and its iconographic programs, in the Portuguese Empire. We also aimed to study the presence of the Franciscans in Brazil and especially in Minas Gerais, from a bibliographic review of the Church of the Third Order of Saint Francis of Assisi of São João del-Rei, from the constitution of the Venerable Third Order of Saint Francis of Assisi and the construction of its primitive chapel, till the replacement of the old chapel and the construction of the current church. From the analysis of the frontispiece carving, we sought to identify the possible iconographic sources, the challenges of translating the engravings for the stone carving, exploring the relationships of the iconographic program of portal and pediment with the engraved sources. We also sought to understand which were the theological and political functions of the iconographic representations found there.pt_BR
dc.description.resumoA Igreja de São Francisco de Assis de São João del-Rei é uma edificação icônica da arquitetura e da arte colonial brasileira. Sua exemplaridade está em seu complexo sistema de composição arquitetônica e especialmente na riqueza de seus elementos decorativos, internos e externos. A presença de dois expressivos conjuntos de talha em pedra fornece a possibilidade de novas análises mesmo no contexto da diversificada abordagem historiográfica existente sobre essa edificação. A partir do estudo da portada e o do frontão, buscamos investigar as fontes iconográficas utilizadas para a elaboração da decoração do frontispício. Para isso buscamos estabelecer as bases da iconografia franciscana, explorando as suas origens europeias e os seus trânsitos, identificando o programa iconográfico franciscano desenvolvido na península itálica, especialmente após a Contra Reforma, assim como a presença franciscana, e seus programas iconográficos, no Império português. Dedicamos também ao estudo da presença dos franciscanos no Brasil e especialmente em Minas Gerais, a partir de uma revisão bibliográfica sobre a Igreja da Ordem Terceira de São Francisco de Assis de São João del-Rei, desde a constituição da Venerável Ordem Terceira de São Francisco de Assis e a edificação da sua primitiva capela, até a substituição da antiga capela e a construção da atual igreja. A partir de análise da talha do frontispício buscamos identificar as possíveis fontes iconográficas, os desafios da tradução das gravuras para a talha em pedra, explorando as relações do programa iconográfico da portada e frontão com as fontes gravadas. Também buscamos compreender quais eram as funções teológicas e políticas das representações iconográficas aí encontradas.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentIAD – Instituto de Artes e Designpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Artespt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectIgreja São Francisco de Assispt_BR
dc.subjectSão João Del Rept_BR
dc.subjectFrontispíciopt_BR
dc.subjectFontes iconográficaspt_BR
dc.subjectFrontispiecept_BR
dc.subjectIconographic sourcespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpt_BR
dc.titleOs desenvolvimentos da Iconografia franciscana entre Europa e Brasil, o caso do frontispício da igreja de São Francisco de Assis em São João del Rei, MGpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Artes, Culturas e Linguagens (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons