https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17367
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
lairaluciadossantossilva.pdf | 2.69 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Dissertação |
Título: | A dimensão técnico-operativa do serviço social: possibilidades e desafios na formação acadêmica-profissional do assistente social |
Autor(es): | Silva, Laira Lúcia dos Santos |
Primeiro Orientador: | Paula, Luciana Gonçalves Pereira de |
Membro da banca: | Guerra, Yolanda Aparecida Demetrio |
Membro da banca: | Eiras, Alexandra Aparecida Leite Toffanetto Seabra |
Resumo: | A presente dissertação parte da inquietação acerca do debate da dimensão técnicooperativa no Serviço Social. À vista disso, o objetivo principal da análise centra-se em identificar como se apresenta o debate da dimensão técnico-operativa na formação acadêmica-profissional em Serviço Social na contemporaneidade. Para isso, realizouse um estudo bibliográfico sobre as principais tendências do ensino teórico-prático na formação profissional do Serviço Social ao longo do desenvolvimento sócio-histórico da profissão, bem como acerca da construção do projeto ético-político hegemônico do Serviço Social e o projeto de formação profissional fundamentado pelas Diretrizes Curriculares da ABEPSS. Além disso, aprofundamos nosso estudo acerca dos fundamentos do trabalho do assistente social e as dimensões constitutivas da profissão, com foco na dimensão técnico-operativa. Em seguida, analisamos parcialmente as entrevistas realizadas com os discentes formandos entre os anos de 2016 e 2019 da Faculdade de Serviço Social da Universidade Federal de Juiz de Fora, buscando identificar a apropriação da dimensão técnico-operativa na formação profissional frente aos desafios postos nas relações de trabalho na atualidade. |
Abstract: | Esta tesis se fundamenta en la preocupación por el debate sobre la dimensión técnicooperativa en el Trabajo Social. Frente a esto, el objetivo principal del análisis es identificar cómo se presenta el debate sobre la dimensión técnico-operativa en la formación académico-profesional en Trabajo Social en la contemporaneidad. Para ello, se realizó un estudio bibliográfico sobre las principales tendencias de la enseñanza teórico-práctica en la formación profesional del Trabajo Social a lo largo del del desarrollo socio-histórico de la profesión, así como sobre la construcción del proyecto ético-político hegemónico del Trabajo Social y el proyecto de formación profesional a partir de los Lineamientos Curriculares de la ABEPSS. Además, profundizamos en el estudio de los fundamentos del trabajo del trabajador social y de las dimensiones constitutivas de la profesión, centrándonos en la dimensión técnicooperativa. A continuación, analizamos parcialmente las entrevistas realizadas a estudiantes egresados entre 2016 y 2019 de la Facultad de Trabajo Social de la Universidad Federal de Juiz de Fora, buscando identificar la apropiación de la dimensión técnico-operativa en la formación profesional frente a los desafíos que plantean las relaciones laborales en la actualidad. |
Palavras-chave: | Serviço social Dimensão técnico-operativa Formação profissional Trabajo social Dimensión técnico-operativa Formación profesional |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Serviço Social |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Serviço Social |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17367 |
Data do documento: | 27-Mar-2024 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Serviço Social (Dissertações) |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons