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Tipo: Dissertação
Título: A nova direita juiz-forana e a perseguição às discussões de gênero e sexualidade na educação
Autor(es): Ferreira, Natália Aimar
Primeiro Orientador: Magrone, Eduardo
Membro da banca: Oliveira, Rafaela Reis Azevedo de
Membro da banca: Carvalho, Alessandra
Resumo: O presente estudo lança luz sobre o recente – e ainda em curso – movimento neoconservador que, nos últimos sete anos, passou a ter expressão na agenda educacional juiz-forana, moralizando e midiatizando as pautas educacionais, resultando em inúmeras tentativas de censura e exclusão de temas relacionados à Educação Sexual do currículo. Este é um contexto em que a homologação da nova Base Nacional Comum Curricular cedeu às pressões desses setores e retirou o tema transversal “Orientação Sexual”, que, desde 1996, era o principal documento que previa Educação Sexual nas escolas. Em consonância com a pressão nacional em torno da BNCC, em várias cidades do Brasil, os Planos Municipais de Educação também foram alvos da onda neoconservadora, resultando na retirada de menções a gênero e sexualidade dos currículos, resultado da instauração do pânico moral em torno da já conhecida “ideologia de gênero”. Nesse sentido, identificamos a composição desse movimento neoconservador juiz-forano que atuou - e ainda atua - no campo educacional da cidade, suas motivações e os possíveis resultados por ele alcançados, a partir dos debates sobre o tema na Câmara de Vereadores de Juiz de Fora. Os principais achados da pesquisa revelam que esse movimento é plural, composto por diferentes frentes que convergem no interesse de perseguir essas pautas. O estudo foi feito através do método Análise de Discurso (ORLANDI, 2015), tendo como material de análise as reuniões ordinárias, extraordinárias e audiências públicas em que foram discutidos os Projetos de Lei n.º 4159/2015, n.º 121/2016, n.º 160/2016, n.º 01/2017, n.º 4269/2017 e n.º 117/2021 da Câmara Municipal de Juiz de Fora, sendo esses os projetos que, ao longo dos últimos sete anos, tentaram banir da educação juiz-forana as discussões de gênero e sexualidade.
Abstract: This study explores the recent and ongoing neoconservative movement that, over the past seven years, has become influential in the educational agenda of Juiz de Fora. This movement has been moralizing and shaping educational issues, leading to numerous attempts to censor and remove topics related to Sexual Education from school curricula. During this period, the new National Common Core Curriculum (BNCC) was approved, but under pressure from these groups, the theme of "Sexual Orientation" was removed—a topic that had been a central part of Sexual Education in schools since 1996. Similarly, Municipal Education Plans in several Brazilian cities were affected by the neoconservative wave, resulting in the elimination of references to gender and sexuality from the curricula. This change was driven by the moral panic surrounding the so-called "gender ideology." In this study, we examine the composition of this neoconservative movement in Juiz de Fora, its motivations, and its potential impact, based on debates in the Juiz de Fora City Council. The research reveals that this movement is diverse, consisting of different groups that share a common goal of opposing these issues. The study uses the Discourse Analysis method (ORLANDI, 2015) to analyze regular and special meetings, as well as public hearings, where key bills were discussed, including: No. 4159/2015, No. 121/2016, No. 160/2016, No. 01/2017, No. 4269/2017, and No. 117/2021 from the Juiz de Fora City Council. These bills, introduced over the past seven years, have aimed to ban discussions of gender and sexuality in Juiz de Fora's education system.
Palavras-chave: Ideologia de gênero
Escola sem partido
Neoconservadorismo
Nova direita
Pânico moral
Gender ideology
Escola sem partido
Neoconservatism
New right
Moral panic
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17352
Data do documento: 26-Mar-2024
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação (Dissertações)



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