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Tipo: Dissertação
Título: Desafios da gestão pedagógica e de planejamento das disciplinas das atividades integradoras em uma escola de ensino médio em tempo integral de Minas Gerais
Autor(es): Carvalho, Auxiliadora Maia Sá de
Primeiro Orientador: Souza, Elisabeth Gonçalves de
Membro da banca: Santana, Claudia da Costa Guimarães
Membro da banca: Ferreira, Felipe da Silva
Resumo: A presente dissertação é desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O caso de gestão discute os desafios enfrentados durante o processo de implementação do Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) em uma escola da rede pública, situada em uma cidade do interior de Minas Gerais. O objetivo é analisar as dificuldades evidenciadas na leitura de documentos disponibilizados pela escola no que concerne às particularidades pedagógicas da política e relacionadas à formação de professores e planejamento escolar, de modo específico em relação às disciplinas das Atividades Integradoras. A partir dessa análise, pretende-se ter uma compreensão mais aprofundada do contexto em questão, examinando as contribuições teóricas existentes na área, para, então, propor estratégias que auxiliem na superação dos desafios identificados. O objetivo geral é analisar como a gestão escolar atua em relação ao acompanhamento pedagógico das disciplinas das Atividades Integradoras do EMTI, a fim de identificar os desafios existentes e propor ações que ajudem na sua superação. Os objetivos específicos delineados são os seguintes: descrever o processo de implementação do Ensino Médio em Tempo Integral na escola pesquisada, evidenciando os desafios que foram se apresentando durante esse percurso, analisar as dimensões de organização, currículo e gestão pedagógica das disciplinas das Atividades Integradoras, a fim de compreender quais desses fatores concentram as maiores dificuldades junto à escola pesquisada e propor estratégias que apoiem a gestão no sentido de superar os desafios enfrentados no ambiente escolar. Dessa forma, a questão que resume essa pesquisa é: de que forma a gestão escolar pode atuar para superar ou amenizar os desafios na gestão pedagógica das disciplinas das Atividades Integradoras surgidos com a implementação do EMTI? A metodologia é predominantemente qualitativa. As técnicas de coleta de dados utilizadas para realização da pesquisa foram: análise documental, entrevista semiestruturada com o diretor escolar e coordenador geral do EMTI e grupo focal com professores. Como fonte documental, foram analisadas as atas das reuniões pedagógicas, termos de visita de inspetoras escolares, planejamentos dos professores e Projeto Político-Pedagógico a fim de se ter um panorama geral do problema pesquisado. Outrossim, foram analisadas leis federais e estaduais, resoluções e documentos orientadores relacionados diretamente ao EMTI em Minas Gerais. As informações coletadas foram analisadas e compreendidas a partir do seguinte referencial teórico: Vasconcelos (2014), Luck (2009), Luckesi (1992), Libâneo (2004; 2015), Gatti (2019), Nóvoa (2019), dentre outros. A pesquisa destaca a deficiência na formação permanente dos professores, causada pela sobrecarga de tarefas administrativas, falta de tempo para reuniões pedagógicas, dificuldade de conciliar cursos com horários de trabalho e o fato de muitos trabalharem em várias escolas. Além disso, há uma lacuna no planejamento escolar devido à falta de acompanhamento da equipe pedagógica. O Plano de Ação Educacional proposto visa melhorar a estrutura de formação contínua através do diálogo entre a equipe escolar e parcerias com outras instituições e aprimorar o planejamento escolar com ações que envolvem práticas colaborativas.
Abstract: This dissertation is developed within the scope of the Professional Master's Degree in Education Management and Assessment (PPGP) at the Center for Public Policies and Education Assessment (CAEd) at the Federal University of Juiz de Fora (UFJF). The management case discusses the challenges faced during the process of implementing Full-Time Secondary Education (EMTI) in a public school, located in a city in the interior of Minas Gerais. The objective is to analyze the difficulties evidenced in reading documents made available by the school regarding the pedagogical particularities of the policy and related to teacher training and school planning, specifically in relation to the disciplines of Integrative Activities. From this analysis, we intend to have a more in-depth understanding of the context in question, examining the existing theoretical contributions in the area and then proposing strategies that help in overcoming the identified challenges. The general objective is to analyze how school management acts in relation to the pedagogical monitoring of the EMTI Integrative Activities subjects in order to identify existing challenges and propose actions that help to overcome them. The specific objectives outlined are the following: describe the process of implementing Full-Time Secondary Education in the researched school, highlighting the challenges that were presented during this journey, analyze the dimensions of organization, curriculum and pedagogical management of the disciplines of Integrative Activities, the in order to understand which of these factors cause the greatest difficulties in the researched school and propose strategies that support management in overcoming the challenges faced in the school environment. Therefore, the question that summarizes this research is: how can school management act to overcome or alleviate the challenges in the pedagogical management of Integrative Activities subjects that arose with the implementation of Full-Time Secondary Education? The methodology is predominantly qualitative. The data collection techniques used to carry out the research were: document analysis, semi-structured interview with the school director and general coordinator of EMTI, focus group with teachers. As a documentary source, the minutes of pedagogical meetings, terms of visit by school inspectors, teachers' plans and the Pedagogical Political Project were analyzed in order to have a general overview of the researched problem. Furthermore, federal and state laws, resolutions and guiding documents directly related to EMTI in Minas Gerais were analyzed. The information collected was analyzed and understood based on the following theoretical framework: Vasconcelos (2014), Luck (2009), Luckesi (1992), Libâneo (2004), Gatti (2019), Nóvoa (2019), among others. The research reveals that several factors contribute to the deficiency in ongoing teacher training, including overload of administrative tasks, lack of time for pedagogical meetings, difficulty in reconciling training courses with work schedules and the fact that many teachers work in multiple schools. Furthermore, there is a gap in school planning due to the lack of monitoring by the pedagogical team. The proposed Educational Action Plan aims to improve the continuous training structure and school planning, through several specific initiatives.
Palavras-chave: Ensino médio em tempo integral
Formação de professores
Planejamento escolar
Full-time secondary education
Teacher training
School planning
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17329
Data do documento: 26-Jul-2024
Aparece nas coleções:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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