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Tipo: Dissertação
Título: A cobertura radiofônica local das edições do “Festival de música popular brasileira de Juiz de Fora”, de 1968 a 1972
Autor(es): Rodrigues, Carla Baldutti
Primeiro Orientador: Musse, Christina Ferraz
Membro da banca: Magnolo, Talita Souza
Membro da banca: Moreira, Sônia Virginia
Membro da banca: Guerra, Márcio de Oliveira
Resumo: O objetivo desta pesquisa é investigar a cobertura radiofônica local das edições do “Festival de Música Popular Brasileira de Juiz de Fora” de 1968 a 1972, na época da Era dos Festivais no Brasil, que está inserida no período do regime militar brasileiro (1964-1985). Apesar de ser a fase de expansão da TV no Brasil, com a criação de programas musicais, o foco é destacar a importância das rádios como precursoras desse momento, e, para tal, realizou-se um breve retrospecto histórico sobre a radiodifusão em Juiz de Fora. Contextualizou-se o início dos festivais no Brasil e a relação entre rádio e música na cidade a partir do samba, que deu origem aos primeiros compositores juiz-foranos. O embasamento teórico foi feito a partir de Ferraretto (2001), Moreira (1991), Ortriwano (1985), Prata (2003) e Ciribelli (1991) que tratam da temática do rádio, quanto à música amparou-se em Mostaro et al (1977), Mello (2010) e Tinhorão (2014). Sobre a imprensa de Juiz de Fora utilizou-se a análise de Musse (2008). Considerou-se o conceito de memória coletiva de Halbwachs (1990) e aplicou-se a História Oral através de Thompson (1992) e Alberti (2013). Já a coleta de depoimentos com o objetivo de divulgar a memória desse período de efervescência cultural na cidade, deu-se a partir de relatos de ex-funcionários das emissoras, jornalistas, músicos e de participantes da organização do festival. Partiu-se da hipótese de que apesar de a TV estar em crescimento nessa época, o rádio local foi muito importante para a divulgação e popularização do evento em questão. A partir disso, levantaram-se as seguintes questões: como as rádios locais transmitiram e popularizaram as edições do “Festival de Música Popular Brasileira de Juiz de Fora"? E de que forma esta cobertura midiática divulgou os artistas da cena local diante da participação de músicos consagrados? Em busca de respostas para tais questões, realizou-se o percurso metodológico da História Oral, com coleta de depoimentos de pessoas relacionadas ao evento e à cobertura das rádios, aliada à revisão bibliográfica dos autores, que registraram esse festival e a mídia neste período; fez-se uma pesquisa documental com buscas em jornais da época, para confirmar as informações dos relatos; e pesquisa em acervos pessoais, bibliotecas e museus. Por fim, realizou-se a descrição da cobertura jornalística do evento feita pelas emissoras de rádio de Juiz de Fora. Concluiu-se que a cobertura radiofônica local das edições do “Festival de Música Popular Brasileira de Juiz de Fora” se deu de forma frequente, configurando-se como único veículo a transmitir o evento ao vivo.
Abstract: The objective of this research is to investigate the local radio coverage of the editions of the “Festival de Música Popular Brasileira de Juiz de Fora” from 1968 to 1972, at the time of the Festival Era in Brazil, which is inserted in the period of the Brazilian military regime (1964- 1985). Despite being the expansion phase of TV in Brazil, with the creation of musical programs, the focus is to highlight the importance of radios as precursors of this moment, and, to this end, a brief historical retrospective was carried out on radio broadcasting in Juiz de Fora. The beginning of festivals in Brazil and the relationship between radio and music in the city were contextualized through samba, which gave rise to the first Juiz-Forano composers. The theoretical basis was made from Ferraretto (2001), Moreira (1991), Ortriwano (1985), Prata (2003) and Ciribelli (1991) who deal with the theme of radio, regarding music, based on Mostaro et al (1977), Mello (2010) and Tinhorão (2014). Regarding the press in Juiz de Fora, the analysis by Musse (2008) was used. The concept of collective memory by Halbwachs (1990) was considered and Oral History was applied through Thompson (1992) and Alberti (2013). The collection of testimonies with the aim of publicizing the memory of this period of cultural effervescence in the city was based on reports from former employees of the broadcasters, journalists, musicians and participants in the festival organization. The hypothesis was that although TV was growing at that time, local radio was very important for publicizing and popularizing the event in question. From this, the following questions were raised: how did local radio broadcast and popularize the editions of the “Festival de Música Popular Brasileira de Juiz de Fora”? And how did this media coverage publicize the artists of the local scene in the face of the participation of renowned musicians? In search of answers to such questions, the methodological path of Oral History was carried out, collecting testimonies from people related to the event and radio coverage, combined with the bibliographical review of the authors, who recorded this festival and the media during this period; documentary research was carried out with searches in newspapers of the time, to confirm the information in the reports; and research in personal collections, libraries and museums. Finally, a description of the journalistic coverage of the event carried out by broadcasters was carried out. radio in Juiz de Fora. It was concluded that local radio coverage of editions of the “Festival de Música Popular Brasileira de Juiz de Fora” occurred frequently, becoming the only vehicle to broadcast the event live.
Palavras-chave: Rádio
Música
História oral
História do rádio em Juiz de Fora
Festival de música popular brasileira de Juiz de Fora
Music
Oral history
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Comunicação Social
Programa: Programa de Pós-graduação em Comunicação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17315
Data do documento: 20-Dez-2023
Aparece nas coleções:Mestrado em Comunicação (Dissertações)



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