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dc.contributor.advisor1Jesus Filho, Milton de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6217646834290073pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Simiqueli, Andréa Alves-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1734262023952842pt_BR
dc.contributor.referee1Bertoldi, Michele Correa-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0808513664215535pt_BR
dc.contributor.referee2Simiqueli, Andréa Alves-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1734262023952842pt_BR
dc.creatorSantos, Lohanne Francino dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3464679216846037pt_BR
dc.date.accessioned2024-09-03T12:35:30Z-
dc.date.available2024-09-02-
dc.date.available2024-09-03T12:35:30Z-
dc.date.issued2024-08-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17298-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoO interesse pelo leite oriundo de vacas com genótipos A2A2 vem crescendo mundialmente, tanto pelos centros de pesquisas quanto para os laticínios, devido aos seus potenciais benefícios à saúde humana. No entanto, a difusão das informações que abarcam o leite A2 ainda é precária na sociedade, bem como o conhecimento dos potentes benefícios do leite A2 para saúde por grupos específicos. Desse modo, o presente trabalho teve como objetivo avaliar o conhecimento e a percepção dos participantes sobre o leite A2 utilizando três metodologias estratégicas: questionário on-line, grupo de foco e associação de palavras. Os resultados obtidos por meio da aplicação do questionário mostram que 74,4% dos entrevistados disseram que não conhecem o leite A2. Foi observada uma relação positiva, principalmente, entre o grau de escolaridade e a renda familiar mensal dos participantes e o conhecimento acerca deste produto. A partir da aplicação das três estratégias também foi possível verificar, de modo geral, que além da falta de conhecimento das pessoas sobre o leite A2, as mesmas têm dificuldade de compreender as informações contidas nos rótulos deste produto (propriedade funcional do leite A2 emitida pela legislação brasileira e selo de certificação ―VACAS A2A2‖), visto que são apresentadas numa linguagem cientifica complexa, dificultando o entendimento dos participantes. Ademais, os dados coletados nas sessões de grupo de foco e da associação de palavras mostraram que as pessoas que declararam ter patologias e, ou sintomas associados ao consumo de leite estão mais atualizadas sobre o surgimento de novos produtos, e consequentemente, informadas sobre a utilização na dieta e os benéficos que estes produtos podem proporcionar à sua saúde. Diante disto, conclui-se que as ferramentas estratégias aplicadas no estudo mostrou o nível de conhecimento e a percepção dos entrevistados sobre o leite A2, assim como apontaram a necessidade das indústrias de investirem em estratégias de marketing com o intuito de divulgar este produto, assim como estimular a decisão de compra dos consumidores.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora - Campus Avançado de Governador Valadarespt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICV - Instituto de Ciências da Vidapt_BR
dc.publisher.initialsUFJF/GVpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectβ-caseína A2pt_BR
dc.subjectMétodos sensoriais qualitativospt_BR
dc.subjectGrupo de focopt_BR
dc.subjectAssociação de palavraspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FARMACIApt_BR
dc.titleAplicação de ferramentas estratégicas para avaliação do conhecimento e percepção dos brasileiros sobre o leite A2pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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