Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17294
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
jessicaferreiradeoliveira.pdf2.72 MBAdobe PDFView/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Carneiro, Reginaldo Fernando-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6592343865729395pt_BR
dc.contributor.referee1Reis, Rita de Cássia-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1636042280066037pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Jane Maria Braga-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7384169091900113pt_BR
dc.creatorOliveira, Jéssica Ferreira de-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.brpt_BR
dc.date.accessioned2024-08-30T10:38:16Z-
dc.date.available2024-08-29-
dc.date.available2024-08-30T10:38:16Z-
dc.date.issued2024-03-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17294-
dc.description.abstractThe continued education of teachers who teach science and mathematics in the early years is an important and recurring topic of research, but it still presents aspects that need to be investigated. Linked to the Postgraduate Program in Education, of the Master's in Education, in the line of research: “Language, culture and knowledge”, the study reflected critically on the Meeting of Practices in Science and Mathematics in the early years (CIMAI), study object. Its objective was: to investigate how participation in CIMAI can contribute to the education of teachers in the areas of Science and Mathematics in the early years? And as specific objectives: identify the motivations that lead teachers and students to participate in CIMAI; discuss the role of continuing education, taking into account the practices promoted by CIMAI and; contribute to discussions about the education of teachers who teach mathematics in the early years. To this end, qualitative research was developed using a questionnaire and interviews with participants and with the creators and organizers of CIMAI. Furthermore, there was a reflection on initial education; the historical path of continuing education in Brazil; discussions on continuing teacher educatoin and some reflections on programs such as the National Pact for Literacy at the Right Age (PNAIC) and Pró-Letramento. The experience of the researcher who participated in the organization of all editions of CIMAI was added. The interviews carried out with education professionals who also participated in CIMAI were important to understand and discuss the results and conclusions on the topic of this dissertation and how they consider the event contributed to their education, improving criticism and amplifying readings and interpretations. CIMAI is a education space for participating teachers who teach Science and Mathematics in the early years.pt_BR
dc.description.resumoA formação continuada de professores que ensinam ciências e matemática nos anos iniciais é tema importante e recorrente de pesquisa, mas ainda apresenta aspectos que precisam ser investigados. Vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação, do Mestrado em Educação, na linha de pesquisa: “Linguagem, cultura e saberes”, o estudo refletiu de modo crítico sobre o Encontro de Práticas em Ciências e Matemática nos anos iniciais (CIMAI), objeto de estudo. Teve como objetivo: Investigar como a participação no CIMAI pode contribuir para a formação de professores nas áreas de Ciências e Matemática nos anos iniciais? E como objetivos específicos: identificar as motivações que levam professores e estudantes a participarem do CIMAI; discutir sobre a função da formação continuada, tendo em vista as práticas promovidas pelo CIMAI e; contribuir com as discussões sobre a formação de professores que ensinam matemática nos anos iniciais. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa em que utilizou questionário e entrevistas com os participantes e com os idealizadores e organizadores do CIMAI. Além disso, realizou-se uma reflexão sobre a formação inicial; o percurso histórico da formação continuada no Brasil; discussões sobre a formação continuada de professores e algumas reflexões sobre programas como o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) e o Pró-Letramento. Acresceu-se a experiência da pesquisadora que participou da organização de todas as edições do CIMAI. As entrevistas realizadas com os profissionais da educação que também participaram do CIMAI foram importantes para compreender e discutir os resultados e conclusões sobre o tema desta dissertação entorno de como eles consideram que o evento contribuiu com sua formação, aprimorando a crítica e amplificando as leituras e interpretações. O CIMAI constitui-se como espaço formativo para os professores participantes que lecionam Ciências e Matemática nos anos iniciais.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFormação continuadapt_BR
dc.subjectAnos iniciaispt_BR
dc.subjectCiênciaspt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectContinuing educationpt_BR
dc.subjectEarly yearspt_BR
dc.subjectSciencespt_BR
dc.subjectMathematicpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleEncontro de práticas em Ciências e Matemática nos Anos Iniciais - CIMAI - e os processos formativos experienciados pelos participantespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Educação (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons