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dc.contributor.advisor1Faria, Alexandre Graça-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4697132876953017pt_BR
dc.contributor.referee1Martins, Anderson Bastos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4278437707624715pt_BR
dc.contributor.referee2Azara, Michel Mingote Ferreira de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1158205021619320pt_BR
dc.contributor.referee3Inácio, Emerson da Cruz-
dc.contributor.referee3Latteshttp://buscatextual.cnpq.brpt_BR
dc.contributor.referee4Patrocínio, Paulo Roberto Tonani do-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/8270680328878654pt_BR
dc.creatorPaula Júnior, Luiz Rogério de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8097798394532253pt_BR
dc.date.accessioned2024-08-28T11:17:06Z-
dc.date.available2024-08-27-
dc.date.available2024-08-28T11:17:06Z-
dc.date.issued2024-07-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17276-
dc.description.abstractThis thesis aims at analyzing the literary production of Ferréz, identifying an aesthetic and ideological project within his works. The premise is that the periphery, in the author’s perspective, is perceived as a country. This study aims to elucidate how his compositions concurrently engage in dialogue and contradict the conventional notion of “nation”, as expounded by scholars such as Homi Bhabha, Benedict Anderson, and Partha Chatterjee. By referencing prior research, it is observed how Ferréz establishes his standpoint through the means of confrontation, questioning, and even the “sabotage” of official narratives. Subsequently, the analysis explores how the author’s works navigates the liminal space between fiction and reality, with the intent of introducing in the Brazilian literature the peripheral ethic - underpinned by the studies of Jacques Rancière. This occurs in conjunction with the detective novel genre and its sociological implications, as elaborated by Ernest Mandel and Tzvetan Todorov. Characterized by an enduring sentiment of disillusionment, which is foreshadowed in the title of his inaugural published book, Ferréz’s compositions lay bare a societal structure founded on the creation of “sub-citizens”, a concept proposed by Jessé Souza. These individuals are relegated to the lower echelons of a system that can be understood, in accordance with Isabel Wilkerson, as a “caste system”. This system, which disproportionately oppresses peripheral individuals, also dooms the middle class to a state of isolation and depression. Despite the pervasive sense of impotence in the face of reality, the author subtly imbues his work with a glimmer of hope and a slight optimism, rooted in the belief that solidarity has the potential to promote an improvement to the precarious circumstances that the majority find themselves in.pt_BR
dc.description.resumoEsta tese tem como objetivo analisar a produção literária de Ferréz, identificando em seus trabalhos um projeto estético e ideológico. Partindo da noção de que, para o escritor, a periferia é um país, busca-se mostrar como seus textos estão simultaneamente em diálogo e oposição ao conceito tradicional de “nação”, conforme discutido por Homi Bhabha, Benedict Anderson e Partha Chatterjee. Recorrendo a estudos anteriores, verifica-se como Ferréz se posiciona por meio do enfrentamento, do questionamento e até da “sabotagem” dos discursos oficiais. Em seguida, analisa-se como a obra do escritor trabalha no interstício entre a ficção e realidade a fim de trazer para a literatura brasileira a ética periférica – apoiado nos estudos de Jacques Rancière -, o que ocorre também em diálogo com o gênero romance policial e seus reflexos sociológicos, como desenvolvido por Ernest Mandel e Tzvetan Todorov. Marcados por um sentimento constante de desilusão, que se antecipa no título de seu primeiro livro publicado, os textos de Ferréz expõem uma estrutura social fundamentada na formação de “subcidadãos”, segundo Jessé Souza, que precisam ser mantidos na base de um sistema que pode, portanto, ser considerado, conforme Isabel Wilkerson, um “sistema de castas”. Esse sistema, que massacra primordialmente os sujeitos periféricos, condena, inclusive, a classe média, que se vê fadada ao isolamento e à depressão. Apesar da predominância da sensação de impotência perante a realidade, verifica-se também, ainda que sutilmente, que o autor registra a esperança e um leve otimismo na crença de que a solidariedade pode alterar as condições precárias a que quase todos estão submetidos.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Letras: Estudos Literáriospt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectLiteratura brasileirapt_BR
dc.subjectFerrézpt_BR
dc.subjectPeriferiapt_BR
dc.subjectSubcidadaniapt_BR
dc.subjectDesilusãopt_BR
dc.subjectBrazilian literaturept_BR
dc.subjectPeripherypt_BR
dc.subjectSub-citizenshippt_BR
dc.subjectDisillusionmentpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.title“Uma janela que dá para uma parede” Ferréz: a literatura desiludidapt_BR
dc.typeTesept_BR
Appears in Collections:Doutorado em Letras - Estudos Literários (Teses)



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