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Clase: Dissertação
Título : Entre verdades e pós verdades: uma análise de representações construídas no gênero reportagem acerca do professor e do aluno da escola pública
Autor(es): Mendes, Gabriel Barbosa
Orientador: Sampaio, Thais Fernandes
Miembros Examinadores: Araújo, Júlio César Rosa de
Miembros Examinadores: Fonseca, Carolina Alves
Resumo: A presente pesquisa realizou-se no Programa de Mestrado Profissional em Letras (Profletras) da Universidade Federal de Juiz de Fora, em Minas Gerais e, de forma mais específica, vincula-se à linha de pesquisa Estudos da Linguagem e Práticas Sociais. Seu objetivo central foi identificar aproximações e distanciamentos entre dois conjuntos de ações interligadas e paralelamente conduzidas: (i) do pesquisadorprofessor que analisa a própria imagem nos discursos que alicerçam sua prática profissional e (ii) do professor-pesquisador que concebe e desenvolve, junto a seus alunos, um projeto de ensino focado na análise da imagem propagada/construída pela mídia hegemônica sobre (e para) os alunos e professores das escolas públicas. Para tanto, recorremos às noções de língua, linguagem e discurso a partir de Soares (1998 e 2003), Bronckart (1999 e 2000), Travaglia (2009 e 2011) e Geraldi (1984 e 2005); aos conceitos de texto e dialogismo Bakhtin (2002 e 2004); aos conceitos de gêneros do discurso e a importância da inserção dos gêneros da esfera jornalística em sala de aula (Dolz; Scheuwly, 2004), Zanchetta (2004 e 2017) e Melo (2021), bem como à discussão proposta por Marcuschi (2008) em torno dos domínios discursivos. Pretendemos, ainda, observar, ao longo de nosso projeto de ensino, os impactos na formação das subjetividades dos envolvidos nesse processo, uma vez que o ensino de língua e literatura no âmbito escolar envolve também um exercício de compreensão da multidimensionalidade e da complexidade dessa tarefa, a qual se constitui na tensão dialética entre seus elementos condicionantes, sejam eles inerentes à comunidade escolar, sejam eles externos a esse espaço. Para tal propósito, propomos um breve diálogo com autores do campo da Filosofia, detidamente Wittgesntein (2008) e Safatle (2017), na construção de estratégias para a definição do que seria a “verdade”, bem como os subsídios oferecidos por essa área do saber aos estudos do discurso e da argumentação. Recorremos ao conceito de intelectual orgânico de Antônio Gramsci (1995, 1999, 2001), em diálogo com outras contribuições teóricas, como Bourdieu, (1974, 2010), Sampaio & Santos (2020) e Marx (2005, 2007), a fim de incorporar elementos que possam contribuir para o imbricado processo de autoconsciência e, também, de consciência acerca da sociedade em que o profissional professor se encontra inserido. Metodologicamente, esta pesquisa enquadra-se no contexto de uma abordagem qualitativa, de natureza aplicada, vinculando-se ao campo da Linguística Aplicada (L.A.), tendo em vista a priorização da dimensão da linguagem como prática social indissociável dos sujeitos que a empregam localmente em contextos concretos de interação. Sendo uma pesquisa de natureza interventiva, no âmbito do ensino, propomos a elaboração colaborativa de um protótipo didático para o trabalho com o gênero reportagem, tendo em vista o desenvolvimento de práticas de ensino de língua portuguesa mobilizadas pelos multiletramentos, no contexto de uma escola pública da cidade de Juiz de Fora. Diante disso, os dados obtidos, a partir da análise do diário de bordo produzido, apontam para uma imbrincada relação entre os papéis que fundamentam essa pesquisa (professor-pesquisador x pesquisador-professor), salientando sutis diferenças que dialogam com a formação para a docência (bem como a centralidade do papel do professor na formação do professor) como pano de fundo de toda nossa discussão.
Resumen : The present research was conducted within the Professional Master's Program in Languages (Profletras) at the Federal University of Juiz de Fora, in Minas Gerais, and more specifically, it is linked to the research line Language Studies and Social Practices. Its central objective was to identify similarities and differences between two sets of interconnected and parallel actions: (i) the researcher-teacher who analyzes their own image in the discourses that underpin their professional practice, and (ii) the teacher-researcher who conceives and develops, together with their students, a teaching project focused on analyzing the image propagated/constructed by the mainstream media about (and for) students and teachers in public schools. To achieve this, we drew on the concepts of language, linguistics, and discourse from Soares (1998 and 2003), Bronckart (1999 and 2000), Travaglia (2009 and 2011), and Geraldi (1984 and 2005); the concepts of text and dialogism from Bakhtin (2002 and 2004); the concepts of discourse genres and the importance of integrating journalistic genres in the classroom (Dolz and SCHNEUWLY, 2004), Zanchetta (2004 and 2017), and Melo (2021); as well as the discussion proposed by Marcuschi (2008) around discursive domains. Furthermore, we aimed to observe throughout our teaching project the impacts on the formation of subjectivities of those involved in this process, since the teaching of language and literature in the school environment also involves an exercise in understanding the multidimensionality and complexity of this task, which constitutes a dialectical tension between its conditioning elements, whether inherent to the school community or external to this space. For this purpose, we propose a brief dialogue with authors from the field of Philosophy, specifically Wittgenstein (2008) and Safatle (2017), in constructing strategies to define what "truth" would be, as well as the contributions offered by this area of knowledge to discourse and argumentation studies. We draw on Antonio Gramsci's concept of organic intellectual (1995, 1999, 2001), in dialogue with other theoretical contributions such as Bourdieu (1974, 2010), Sampaio & Santos (2020), and Marx (2005, 2007), in order to incorporate elements that may contribute to the intertwined process of self-awareness and also awareness of the society in which the professional teacher is inserted. Methodologically, this research fits within the context of a qualitative approach, of applied nature, linked to the field of Applied Linguistics, considering the prioritization of the language dimension as a social practice inseparable from the subjects who employ it locally in concrete interaction contexts. As an interventionist research within the teaching realm, we propose the collaborative development of a didactic prototype for working with the genre of news reporting, aiming at the development of Portuguese language teaching practices mobilized by multiliteracies, in the context of a public school in the city of Juiz de Fora. Therefore, the data obtained from the analysis of the logbook produced point to a complex relationship between the roles underlying this research (teacherresearcher vs. researcher-teacher), highlighting subtle differences that interact with teacher training (as well as the centrality of the teacher's role in teacher training) as the backdrop for our entire discussion.
Palabras clave : Discurso
Multiletramentos
Protótipo didático
Formação docente
Discourse
Multiliteracies
Didactic prototype
Teacher training
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Letras
Programa: Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras)
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17263
Fecha de publicación : 8-mar-2024
Aparece en las colecciones: Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS (Dissertações)



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