https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17250
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
gabrielsouzaduarte.pdf | 4.46 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Dissertação |
Título: | O horror difuso no cinema brasileiro |
Autor(es): | Duarte, Gabriel Souza |
Primeiro Orientador: | Melo, Luís Alberto Rocha |
Membro da banca: | Brum, Alessandra Souza Melett |
Membro da banca: | Cánepa, Laura Loguercio |
Resumo: | O presente trabalho aproxima os filmes brasileiro de horror realizados na década de 2010 com aqueles realizados em meados dos anos 1970 e 1980. Ambos os períodos são marcados por uma expressiva produção cinematográfica do gênero no Brasil, e em ambos é possível notar um certo hibridismo, que foge às convenções estabelecidas por um cinema estrangeiro. Nosso objetivo é analisar os filmes dessas épocas a partir da imagem e do som, acreditando que o medo que eles pretendem causar na audiência não é condicionado apenas pela narrativa, como também pelos elementos formais. Para isso, foi analisado como o choque e a agressão se dão através do olhar em Shock e Mate-me Por Favor. Também foi proposto o conceito de horror artístico difuso para entender os filmes em que o objeto do medo não parece bem determinado. Este conceito foi aplicado a O Anjo da Noite e Trabalhar Cansa, investigando como o medo é construído através do campo, do fora-de-campo e do som. Também foram analisadas as relações entre território e invasão, tendo estas como foco no estudo dos filmes Enigma para Demônios e O Clube dos Canibais. |
Abstract: | This study brings together Brazilian horror films made in the 2010s with those made in the mid-1970s and 1980s. Both periods are marked by an expressive cinematographic production of the genre in Brazil, and in both it’s possible to notice a certain hybridism that deviates from the conventions established by foreign cinema. Our aim is to analyze films from both these periods based on image and sound, believing that the fear they intend to cause in the audience is not only conditioned by the narrative, but also by their formal elements. To this end, we analyzed how shock and aggression occur through the gaze in Shock and Kill Me Please. The concept of diffuse artistic horror was also proposed to understand films in which the object of fear does not seem well determined. This concept was applied to Angel of the Night and Hard Labor, investigating how fear is constructed through what is seen on screen, the off-screen and the sound. The relationships between territory and invasion were also analyzed, focusing on the study of the films Enigma for the Devil and The Cannibal Club. |
Palavras-chave: | Horror Cinema brasileiro Encenação Brazilian cinema Mise-en-scène |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | IAD – Instituto de Artes e Design |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Artes |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17250 |
Data do documento: | 29-Mar-2024 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Artes, Culturas e Linguagens (Dissertações) |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons