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dc.contributor.advisor1Zanini, Alexandre-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8405561164951777pt_BR
dc.contributor.referee1Mattos, Rogério-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2161711905514304pt_BR
dc.creatorBacarat Júnior, Tufy-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2024-08-23T13:47:14Z-
dc.date.available2024-08-13-
dc.date.available2024-08-23T13:47:14Z-
dc.date.issued2024-07-20-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17249-
dc.description.abstractThe main objective of this work is to forecast and analyze gasoline consumption in Brazil. Due to the significant influence of this fuel on the Brazilian energy matrix, the importance of a study focused on data projection for this derivative is justified. Consequently, the information provided can serve as a basis for economic agents decisions. The database consists of monthly data on the daily average gasoline consumption, measured in thousands of barrels, from January 1979 to March 2024. The selected data highlight the apparent consumption equivalent to domestic industrial production plus imports and minus exports. The applied methods were the Exponential Smoothing Method (ESM) and the Box & Jenkins Method (BJM). An out-of-sample recursive analysis was conducted to select the most effective method, resulting in a competition between them. The winning method (ESM), using a Holt-Winters model, provided the gasoline consumption forecasts in Brazil until December 2025. The results indicate a possible decline in consumption in 2025.pt_BR
dc.description.resumoO objetivo principal deste trabalho é prever e analisar o consumo de gasolina no Brasil. Devido à grande influência deste combustível para matriz energética brasileira, justifica-se a importância de um estudo voltado para a projeção de dados sobre esse derivado. Logo, é possível que as informações fornecidas sejam base para decisões de agentes econômicos. A base de dados é composta por dados mensais da média diária do consumo de gasolina, medidos em milhares de barris, entre os períodos de janeiro de 1979 e março de 2024. Os dados selecionados evidenciam o consumo aparente equivalente à produção industrial doméstica acrescida das importações e diminuída das exportações. Os métodos aplicados foram o Método de Amortecimento Exponencial (MAE) e o Método de Box & Jenkins (MBJ). Uma análise recursiva fora da amostra foi conduzida para selecionar o método mais eficaz, realizando uma competição entre os dois. Selecionado o método vencedor (MAE), utilizando um modelo Holt-Winters, teve-se como resultado as previsões de consumo de gasolina no Brasil até dezembro de 2025. Os resultados encontrados mostram a possível ocorrência de uma queda no consumo em 2025.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Economiapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
dc.subjectSéries temporaispt_BR
dc.subjectAmortecimento exponecialpt_BR
dc.subjectCompetição de métodospt_BR
dc.subjectGasolinapt_BR
dc.subjectTime seriespt_BR
dc.subjectExponential smoothingpt_BR
dc.subjectGasolinept_BR
dc.subjectBox & Jenkinspt_BR
dc.subjectMethod competitionpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIApt_BR
dc.titleModelo de previsisão de mercado para o consumo de gasolina no Brasilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Ciências Econômicas - Campus JF - TCC Graduação



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