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Tipo: Dissertação
Título: O diálogo argumentativo em sala de aula: um caminho para a formação cidadã
Autor(es): Pereira, Carolina Campos
Primeiro Orientador: Fonseca, Carolina Alves
Membro da banca: Storto, Letícia Jovelina
Membro da banca: Sampaio, Thais Fernandes
Resumo: Esta dissertação apresenta uma pesquisa-ação (Tripp, 2005) realizada no âmbito do Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras) da Universidade Federal de Juiz de Fora. A pesquisa alinhase a uma perspectiva interacionista sociodiscursiva (Bronckart, 2006) da linguagem e a uma abordagem processual da oralidade (Dolz; SCHNEUWLY; NOVERRAZ, 2004). Como situação inicial, identificou-se a necessidade de maior desenvolvimento de capacidades linguísticas relacionadas ao gênero diálogo argumentativo (Marcuschi, 2010) nas aulas de Língua Portuguesa de uma escola estadual na zona nordeste do município de Juiz de Fora. Em resposta a essa situação, organizou-se um projeto baseado nos princípios da Sequência Didática (Dolz; SCHNEUWLY; NOVERRAZ, 2004), o qual fundamentou-se em módulos de aprimoramento da oralidade a alunos de oitavo ano do referido colégio. A proposta de produção final foi a composição de um diálogo argumentativo a respeito de um tema relevante à sociedade brasileira, a desigualdade social. A pesquisa-ação teve como objetivo geral verificar em que medida a aplicação de uma sequência didática com o gênero Diálogo Argumentativo contribuiria para o desenvolvimento das capacidades de linguagem dos estudantes. Além disso, como objetivo específico, buscou-se ampliar a escassa teoria existente a respeito do gênero Diálogo Argumentativo, além de promover o desenvolvimento de um material pedagógico para auxiliar docentes num trabalho de adequação dos comportamentos linguísticos dos estudantes dentro de sala de aula. Outrossim, pedagogicamente, o objetivo era atingir mudanças comportamentais em sala de aula por meio de um trabalho linguístico. Para atender aos objetivos, foram trabalhados diversos aspectos que compõem a oralidade (Magalhães; LACERDA, 2019). Os impactos de tal abordagem na fala dos alunos foram observados através da análise de cinco capacidades linguísticas em textos orais produzidos no início e no final do projeto aplicado. Por meio da associação entre a análise dos textos orais dos alunos e notas em diário de bordo (Bortoni-Ricardo, 2008), foi possível observar o desenvolvimento não só das ações de dialogar e argumentar dos discentes, como também a queda da indisciplina em sala de aula (Miranda, 2005). Logo, houve a confirmação de que a SD desenvolvida, além de ter ampliado as capacidades de linguagem dos estudantes, trouxe alterações comportamentais benéficas ao ambiente de aprendizado, demonstrando que, consoante aporte teórico adotado, o ser humano desenvolve-se na linguagem e por meio dela (Bronckart, 1999). Conforme mostram as transcrições dos diálogos argumentativos, a maioria das operações linguísticas, sistematizadas nas aulas destinadas a aplicação do projeto, foram consolidadas pelos discentes que passaram a ter mais consciência quanto a importância da adequação da linguagem, da produção de argumentos, do uso de recursos coesivos, dentre outros. Ademais, além dos resultados que foram observados nas produções gravadas, o caderno pedagógico com as atividades que foram desenvolvidas poderá servir como uma referência àqueles educadores que reconhecem a essencialidade do trabalho com os gêneros orais públicos formais para a formação de sujeitos oralmente letrados (Miranda, 2005).
Abstract: The thesis presents an action-research (Tripp, 2005) carried out within the Professional Master's Degree Program in Literature (ProfLetras) at the Federal University of Juiz de Fora. The research aligns with a socio-discursive interactionist perspective (Bronckart, 2006) of language and a procedural approach to orality (Dolz; SCHNEUWLY; NOVERRAZ, 2004). As an initial situation, the need for greater development of linguistic skills related to the argumentative dialogue genre (Marcuschi, 2010) was identified in Portuguese language classes at a state school in the northeast region of the municipality of Juiz de Fora. In response to this situation, a speaking project was organized based on the principles of the Didactic Sequence (Dolz; SCHNEUWLY; NOVERRAZ, 2004), which offered oral improvement modules to eighth grade students at the aforementioned school. The proposal was the composition of an argumentative dialogue regarding a topic relevant to Brazilian society: the social inequality. The general goal of the action research was to verify to what extent the application of a didactic sequence with the Argumentative Dialogue genre would contribute to the development of students' language skills. Furthermore, as a specific goal, we sought to expand the scarce existing theory regarding the Argumentative Dialogue genre, in addition to promoting the development of pedagogical material to assist teachers in adapting students' linguistic behaviors within the classroom. From a pedagogical perspective, the goal was to achieve behavioral changes in the classroom through linguistic work. To meet the goals, the different aspects that make up orality were worked on (Magalhães; LACERDA, 2019).The impacts of such an approach on students' speech were observed through the analysis of five linguistic abilities in oral texts produced before and after the implementation of each of the modules. Through the association between the analysis of students' oral texts and notes in the logbook (BortoniRicardo, 2008), it was possible to observe the development not only of the students' dialogue and argument actions, but also the decline in indiscipline in the classroom class (Miranda, 2005). Therefore, there was confirmation that the SD developed, in addition to expanding the students' language capabilities, brought beneficial behavioral changes to the learning environment, demonstrating that, depending on the theoretical support adopted, the human being develops in language and through it (Bronckart, 1999). As shown in the transcriptions of the argumentative dialogues, the majority of linguistic operations, systematized in classes designed to implement the project, were consolidated by the students who became more aware of the importance of adapting language, producing arguments, using cohesive resources, among others. In addition to the results that were observed in the recorded productions, the pedagogical notebook with the activities that were developed could serve as a reference for those educators who recognize the essentiality of working with formal public oral genres for the formation of orally literate subjects (Miranda, 2005).
Palavras-chave: Oralidade
Diálogo argumentativo
Capacidades de linguagem
Orality
Argumentative dialogue
Language capabilities
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Letras
Programa: Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17241
Data do documento: 7-Mar-2024
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