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dc.contributor.advisor1Silva, Hilda Aparecida Linhares da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0228497864141491pt_BR
dc.contributor.referee1Júlio Ferreira, Rosangela Veiga-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9257401159857160pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Dedilene Alves de Jesus-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3907768617025032pt_BR
dc.creatorSá, Soraia Loures Lins Ribeiro de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8117818667948826pt_BR
dc.date.accessioned2024-08-21T13:48:25Z-
dc.date.available2024-08-19-
dc.date.available2024-08-21T13:48:25Z-
dc.date.issued2023-11-13-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17235-
dc.description.abstractThis dissertation arose from reflections on the contexts that allowed me to experience reading and literature: my home, the classroom and the gym. Based on these reflections, I found that training readers from different places and cultures is an important goal of basic education. In view of this observation, I defined the following research question: What are and how are the literary reading practices developed in first-year elementary school classes in the? Thus, supported by an interactionist conception of language, this research was carried out with three literacy teachers who work in 1st year classes in two different contexts, public and private, in the city of Juiz de Fora/ MG, with the aim of investigating literary reading practices and teaching reading strategies. This investigation is based on a qualitative bias from a historical-cultural perspective. The following data collection procedures were used: participant observation, the field diary to record the interactions observed during remote classes, during the emergency teaching period, during the Covid-19 pandemic, and the semistructured interview. Thus, data analyzes are based on studies of Mikhail Bakhtin's philosophy of language, Lev Semiónovich Vygotsky's historical-cultural psychology and studies on reading strategies. Based on the concepts of language, interaction and reading strategies, it was possible to analyze reading practices with literary texts in the three classes in which this research was carried out. The results indicate that the contexts in which teachers work are a key element in understanding their teaching in general, particularly how reading, especially literary reading, enters into this teaching and the conditions that these contexts provide for teachers and students to form themselves. language subjects.pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação surgiu de reflexões em torno dos contextos que me permitiram experiências com a leitura e a literatura: minha casa, a sala de aula e a academia. Partindo de tais reflexões, constatei que a formação do leitor é uma meta importante da Educação Básica. Face a essa constatação, defini a seguinte questão de investigação: Quais são e como se dão as práticas de leitura literária desenvolvidas em turmas de primeiro ano do ensino fundamental? Assim, apoiada numa concepção interacionista de linguagem, esta pesquisa foi realizada com três professoras alfabetizadoras que atuam em turmas de 1º ano em dois contextos distintos, público e privado, no município de Juiz de Fora/ MG, com o objetivo de investigar práticas de leitura literária e de ensino das estratégias de leitura. Esta investigação pauta-se num viés de cunho qualitativo numa perspectiva histórico-cultural. Como procedimentos de coleta de dados, foram utilizados a observação participante, o diário de campo para o registro das interações observadas ao longo das aulas remotas, no período de ensino emergencial, durante a pandemia de covid-19, e a entrevista semiestruturada. Assim, as análises dos dados estão fundamentadas nos estudos da filosofia da linguagem de Mikhail Bakhtin, na psicologia histórico-cultural de Lev Semiónovich Vygotsky e nos estudos sobre as estratégias de leitura. A partir dos conceitos de linguagem, interação e estratégias de leitura, foi possível analisar práticas de leitura com o texto literário nas três turmas em que esta pesquisa foi realizada. Os resultados indicam que os contextos de atuação das professoras são elemento-chave para compreender de modo geral sua docência, de modo singular como a leitura, em especial a leitura literária, e as condições de que esses contextos dispõem para que professoras e estudantes se constituam sujeitos de linguagem.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEstratégias de leiturapt_BR
dc.subjectLeitura literáriapt_BR
dc.subjectFormação do leitorpt_BR
dc.subjectEnsino remoto emergencialpt_BR
dc.subjectReading strategypt_BR
dc.subjectLiterary for literaturept_BR
dc.subjectReader educationpt_BR
dc.subjectEmergency remote teachingpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleTecendo saberes com a literatura: estratégias de leitura e formação do leitorpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Educação (Dissertações)



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