https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17222
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
juliadesouzabatista.pdf | 2.94 MB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Rocha, Juliano Guerra | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1944535179478135 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Ribeiro, Simone da Silva | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4832618110545114 | pt_BR |
dc.creator | Batista, Julia de Souza | - |
dc.creator.Lattes | - | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-08-21T12:49:43Z | - |
dc.date.available | 2023-12-01 | - |
dc.date.available | 2024-08-21T12:49:43Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-01 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17222 | - |
dc.description.abstract | - | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente investigação faz parte da pesquisa interinstitucional “Alfabetização no Brasil: o estado do conhecimento” (ABEC, Ceale/FaE/UFMG), iniciada nos anos de 1980, por Magda Soares, na qual a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) participa. Em específico, neste trabalho, contribuímos para a compreensão sobre os jogos e a consciência fonológica na alfabetização de crianças no Brasil. Logo, assumimos como problematização: o que as produções acadêmicas brasileiras revelam sobre jogos de consciência fonológica na alfabetização de crianças? Diante disso, tivemos como objetivo geral: inventariar a produção acadêmica sobre consciência fonológica na alfabetização de crianças, analisando o lugar ocupado pelos jogos, enquanto materiais que auxiliam na promoção de uma reflexão sobre os segmentos sonoros da palavra. Ademais, os objetivos mais específicos foram: compreender a importância do desenvolvimento da consciência fonológica na fase de alfabetização de crianças; inventariar teses e dissertações que enfatizam o uso dos jogos de consciência fonológica nas práticas de alfabetização; e, por fim, examinar a funcionalidade dos jogos digitais disponíveis nas produções acadêmicas relacionadas. Como metodologia para alcançar os objetivos propostos, fizemos uma metapesquisa, de modo que a investigação se enquadra na categoria de “estado do conhecimento”, já que nos propomos em realizar um mapeamento do que já foi estudado sobre o tema em pauta. Este trabalho apoiou-se em teóricos/as do campo da alfabetização, tais como Alexsandro da Silva, Ana Carolina Perrusi Alves Brandão, Artur Gomes de Morais, Luiz Carlos Cagliari, Magda Soares, Maria do Rosário Longo Mortatti, dentre outros/as. Acreditamos que, para as crianças se alfabetizarem, elas devem estar imersas em propostas de reflexão sobre a língua escrita e não expostas apenas às atividades de memorização e repetição. Destarte, os jogos podem ser enormes aliados. Nesse ponto, como resultado da pesquisa, inventariamos no Banco de Dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), 14 produções acadêmicas (teses e dissertações) sobre os jogos de consciência fonológica na alfabetização de crianças. Notamos, pela análise realizada, que alguns dos jogos podem auxiliar o/a professor/a alfabetizador/a, mas que há muitas limitações em seu uso, por exemplo, a falta de recursos tecnológicos nas escolas públicas, além de alguns deles não estarem acessíveis ao grande público. Outrossim, chega-se à conclusão de que é preciso ter mais trabalhos sobre a temática, que visem um impacto social, que colaboram, assim, para a melhoria da educação e da alfabetização no Brasil. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Consciência fonológica | pt_BR |
dc.subject | Estado do conhecimento | pt_BR |
dc.subject | Jogos de consciência fonológica | pt_BR |
dc.subject | Produção acadêmica | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
dc.title | Jogos de consciência fonológica na alfabetização: um balanço da produção acadêmica | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia presencial - TCC Graduação |
This item is licensed under a Creative Commons License