https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17222| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| juliadesouzabatista.pdf | 2.94 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
| Clase: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Título : | Jogos de consciência fonológica na alfabetização: um balanço da produção acadêmica |
| Autor(es): | Batista, Julia de Souza |
| Orientador: | Rocha, Juliano Guerra |
| Miembros Examinadores: | Ribeiro, Simone da Silva |
| Resumo: | A presente investigação faz parte da pesquisa interinstitucional “Alfabetização no Brasil: o estado do conhecimento” (ABEC, Ceale/FaE/UFMG), iniciada nos anos de 1980, por Magda Soares, na qual a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) participa. Em específico, neste trabalho, contribuímos para a compreensão sobre os jogos e a consciência fonológica na alfabetização de crianças no Brasil. Logo, assumimos como problematização: o que as produções acadêmicas brasileiras revelam sobre jogos de consciência fonológica na alfabetização de crianças? Diante disso, tivemos como objetivo geral: inventariar a produção acadêmica sobre consciência fonológica na alfabetização de crianças, analisando o lugar ocupado pelos jogos, enquanto materiais que auxiliam na promoção de uma reflexão sobre os segmentos sonoros da palavra. Ademais, os objetivos mais específicos foram: compreender a importância do desenvolvimento da consciência fonológica na fase de alfabetização de crianças; inventariar teses e dissertações que enfatizam o uso dos jogos de consciência fonológica nas práticas de alfabetização; e, por fim, examinar a funcionalidade dos jogos digitais disponíveis nas produções acadêmicas relacionadas. Como metodologia para alcançar os objetivos propostos, fizemos uma metapesquisa, de modo que a investigação se enquadra na categoria de “estado do conhecimento”, já que nos propomos em realizar um mapeamento do que já foi estudado sobre o tema em pauta. Este trabalho apoiou-se em teóricos/as do campo da alfabetização, tais como Alexsandro da Silva, Ana Carolina Perrusi Alves Brandão, Artur Gomes de Morais, Luiz Carlos Cagliari, Magda Soares, Maria do Rosário Longo Mortatti, dentre outros/as. Acreditamos que, para as crianças se alfabetizarem, elas devem estar imersas em propostas de reflexão sobre a língua escrita e não expostas apenas às atividades de memorização e repetição. Destarte, os jogos podem ser enormes aliados. Nesse ponto, como resultado da pesquisa, inventariamos no Banco de Dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), 14 produções acadêmicas (teses e dissertações) sobre os jogos de consciência fonológica na alfabetização de crianças. Notamos, pela análise realizada, que alguns dos jogos podem auxiliar o/a professor/a alfabetizador/a, mas que há muitas limitações em seu uso, por exemplo, a falta de recursos tecnológicos nas escolas públicas, além de alguns deles não estarem acessíveis ao grande público. Outrossim, chega-se à conclusão de que é preciso ter mais trabalhos sobre a temática, que visem um impacto social, que colaboram, assim, para a melhoria da educação e da alfabetização no Brasil. |
| Resumen : | - |
| Palabras clave : | Alfabetização Consciência fonológica Estado do conhecimento Jogos de consciência fonológica Produção acadêmica |
| CNPq: | Educação |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
| Sigla de la Instituición: | UFJF |
| Departamento: | Faculdade de Educação |
| Clase de Acesso: | Acesso Aberto |
| Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
| URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17222 |
| Fecha de publicación : | 1-dic-2023 |
| Aparece en las colecciones: | Pedagogia presencial - TCC Graduação |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons
