Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17221
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
mariaeduardaquintãobarros.pdf2.32 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : A escuta de crianças na educação Infantil: o olhar da pedagogia Waldorf
Autor(es): Barros, Maria Eduarda Quintão
Orientador: Santos, Nubia Aparecida Shaper
Miembros Examinadores: Santos , Mayana Auxiliadora Martins
Resumo: Este trabalho tem por objetivo refletir sobre os conceitos teórico filosóficos que sustentam a Pedagogia Waldorf e suas teses que atravessam o campo das práticas e possibilitam ao professor um processo de autorreflexão, aprendizado e respeito para com as crianças. A partir das minhas vivências como aluna e estagiária discorri sobre minhas percepções a partir das sugestões de mudanças de posturas vindas da tutora da escola, sobre os princípios dessa pedagogia sobre a formação humana, que não se resumem apenas à prática pedagógica e a fundação da primeira Escola Waldorf. Narrei também sobre o espaço e as práticas que me marcaram quando estagiei na instituição Sol Dourado Jardim Waldorf e a maneira como essa experiência, aliada aos estudos e reflexões na Faculdade de Educação da UFJF mudaram meu olhar para as crianças e a prática pedagógica.
Resumen : -
Palabras clave : Pedagogia Waldorf
reflexão
teoria e prática
CNPq: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17221
Fecha de publicación : 21-dic-2023
Aparece en las colecciones: Pedagogia presencial - TCC Graduação



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons