Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17221
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
mariaeduardaquintãobarros.pdf2.32 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: A escuta de crianças na educação Infantil: o olhar da pedagogia Waldorf
Author: Barros, Maria Eduarda Quintão
First Advisor: Santos, Nubia Aparecida Shaper
Referee Member: Santos , Mayana Auxiliadora Martins
Resumo: Este trabalho tem por objetivo refletir sobre os conceitos teórico filosóficos que sustentam a Pedagogia Waldorf e suas teses que atravessam o campo das práticas e possibilitam ao professor um processo de autorreflexão, aprendizado e respeito para com as crianças. A partir das minhas vivências como aluna e estagiária discorri sobre minhas percepções a partir das sugestões de mudanças de posturas vindas da tutora da escola, sobre os princípios dessa pedagogia sobre a formação humana, que não se resumem apenas à prática pedagógica e a fundação da primeira Escola Waldorf. Narrei também sobre o espaço e as práticas que me marcaram quando estagiei na instituição Sol Dourado Jardim Waldorf e a maneira como essa experiência, aliada aos estudos e reflexões na Faculdade de Educação da UFJF mudaram meu olhar para as crianças e a prática pedagógica.
Abstract: -
Keywords: Pedagogia Waldorf
reflexão
teoria e prática
CNPq: Educação
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17221
Issue Date: 21-Dec-2023
Appears in Collections:Pedagogia presencial - TCC Graduação



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons