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dc.contributor.advisor1Rocha, Juliano Guerra-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1944535179478135pt_BR
dc.contributor.referee1Maciel, Francisca Izabel Pereira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0925119698225692pt_BR
dc.creatorSilva, Verônica Tostes-
dc.creator.Lattes-pt_BR
dc.date.accessioned2024-08-21T12:45:57Z-
dc.date.available2023-12-01-
dc.date.available2024-08-21T12:45:57Z-
dc.date.issued2023-12-01-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17219-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho de conclusão do curso de Pedagogia, na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), vincula-se à pesquisa interinstitucional “Alfabetização no Brasil: o estado do conhecimento”, abrigada no Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (Ceale), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), na qual a UFJF é parceira. Trata-se de uma metapesquisa, em que buscamos mapear e analisar as produções acadêmicas que investigam as relações entre consciência fonológica (CF) e a alfabetização de crianças no Brasil. Para tanto, apoiamo-nos em Morais (2005, 2012, 2015, 2020), Soares (1989, 2014, 2020, 2021), Soares e Maciel (2000), Maciel (2014), Ferreiro e Teberosky (1979), dentre outros. Nesse sentido, fizemos um levantamento de teses e dissertações no Banco de Dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em que consideramos apenas pesquisas realizadas com crianças, no ambiente escolar e que relacionavam a CF com o processo de alfabetização. Dessa forma, ficaram excluídas as pesquisas realizadas apenas em clínicas ou demais espaços, além das que tratavam de alfabetização em outras línguas, que não a Portuguesa, e no contexto da Educação de Jovens e Adultos. Ao todo foram consideradas pertinentes 173 pesquisas, a primeira delas sendo do ano de 1995 e a última de 2022. Além disso, tais pesquisas foram reunidas em 10 categorias temáticas, a saber: CF Leitura e Escrita; CF e Escrita; CF e Práticas Pedagógicas; CF e Leitura; CF e Materiais Didáticos; CF e Educação Especial; CF e Tecnologias Digitais; CF e Desenvolvimento Infantil; CF e Formação de Professores; CF e Transtorno de Aprendizagem. Ademais, organizamos os dados da pesquisa em tabelas, constando a área de pesquisa, o grau, o ano, a universidade e os orientadores. Como resultado percebemos a existência de várias produções acadêmicas que tratavam da temática em pauta, a maioria delas considerava a CF relevante para o processo de alfabetização, afirmando a necessidade desse trabalho iniciar na Educação Infantil. Outrossim, abordam a importância de se priorizar mais o debate sobre a consciência fonológica nos cursos de formação inicial e continuada de professores alfabetizadores.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectconsciência fonológicapt_BR
dc.subjectestado do conhecimentopt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.titleConsciência fonológica na alfabetização de crianças no Brasil: um olhar para as produções acadêmicas 1995-2022pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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