https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17219| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| veronicatostessilva.pdf | 1.14 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
| Clase: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Título : | Consciência fonológica na alfabetização de crianças no Brasil: um olhar para as produções acadêmicas 1995-2022 |
| Autor(es): | Silva, Verônica Tostes |
| Orientador: | Rocha, Juliano Guerra |
| Miembros Examinadores: | Maciel, Francisca Izabel Pereira |
| Resumo: | Este trabalho de conclusão do curso de Pedagogia, na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), vincula-se à pesquisa interinstitucional “Alfabetização no Brasil: o estado do conhecimento”, abrigada no Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (Ceale), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), na qual a UFJF é parceira. Trata-se de uma metapesquisa, em que buscamos mapear e analisar as produções acadêmicas que investigam as relações entre consciência fonológica (CF) e a alfabetização de crianças no Brasil. Para tanto, apoiamo-nos em Morais (2005, 2012, 2015, 2020), Soares (1989, 2014, 2020, 2021), Soares e Maciel (2000), Maciel (2014), Ferreiro e Teberosky (1979), dentre outros. Nesse sentido, fizemos um levantamento de teses e dissertações no Banco de Dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em que consideramos apenas pesquisas realizadas com crianças, no ambiente escolar e que relacionavam a CF com o processo de alfabetização. Dessa forma, ficaram excluídas as pesquisas realizadas apenas em clínicas ou demais espaços, além das que tratavam de alfabetização em outras línguas, que não a Portuguesa, e no contexto da Educação de Jovens e Adultos. Ao todo foram consideradas pertinentes 173 pesquisas, a primeira delas sendo do ano de 1995 e a última de 2022. Além disso, tais pesquisas foram reunidas em 10 categorias temáticas, a saber: CF Leitura e Escrita; CF e Escrita; CF e Práticas Pedagógicas; CF e Leitura; CF e Materiais Didáticos; CF e Educação Especial; CF e Tecnologias Digitais; CF e Desenvolvimento Infantil; CF e Formação de Professores; CF e Transtorno de Aprendizagem. Ademais, organizamos os dados da pesquisa em tabelas, constando a área de pesquisa, o grau, o ano, a universidade e os orientadores. Como resultado percebemos a existência de várias produções acadêmicas que tratavam da temática em pauta, a maioria delas considerava a CF relevante para o processo de alfabetização, afirmando a necessidade desse trabalho iniciar na Educação Infantil. Outrossim, abordam a importância de se priorizar mais o debate sobre a consciência fonológica nos cursos de formação inicial e continuada de professores alfabetizadores. |
| Resumen : | - |
| Palabras clave : | Alfabetização consciência fonológica estado do conhecimento |
| CNPq: | Educação |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
| Sigla de la Instituición: | UFJF |
| Departamento: | Faculdade de Educação |
| Clase de Acesso: | Acesso Aberto |
| Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
| URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17219 |
| Fecha de publicación : | 1-dic-2023 |
| Aparece en las colecciones: | Pedagogia presencial - TCC Graduação |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons
