https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17200
File | Description | Size | Format | |
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helenasouzanevesfradedacruz.pdf | 3.79 MB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Muanis, Felipe de Castro | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3754220449291813 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Marcato, Renata Cristina de Oliveira Maia Zago Mazzoni | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3987257122606257 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Vasconcellos, Jorge Luiz Rocha de | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8875730278638101 | pt_BR |
dc.creator | Cruz, Helena Souza Neves Frade da | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4587067619703311 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-08-15T15:37:28Z | - |
dc.date.available | 2024-08-15 | - |
dc.date.available | 2024-08-15T15:37:28Z | - |
dc.date.issued | 2024-03-19 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17200 | - |
dc.description.abstract | Two audiovisual works will be discussed in this dissertation: Nhemongueta Kunhã Mbaraete (2020), by Michele Kaiowá, Graciela Guarani, Patrícia Ferreira Pará Yxapy and Sophia Pinheiro, and Pontes sobre abismos (2017), by Aline Motta. The interest in these works lies in the focus on counter-narratives that reenact the colonial world, providing a space for reflections on epistemology, writing, artistic praxis and the refusal of transparency in an elaboration in art that is born from life. Thus, we seek to think about how these works can reposition the debate around self-narrative, languages and ways of reading and correspondence, by suggesting a deep communication that takes place beyond any distance. With this intention, the text is composed of three moments: i) discussion around the concepts of autobiography (Philippe Lejeune), autofiction (Serge Doubrowsky) and escrevivência (Conceição Evaristo); ii) presentation of an onto-epistemological debate based on the notion of self-representation and the theories of philosopher and artist Denise Ferreira da Silva; and iii) an attempt to redesign conversations through writing letters and essays, in order to outline a space for experimentation to interrogate some of the reflections elaborated in the previous chapters. | pt_BR |
dc.description.resumo | Duas obras audiovisuais serão discutidas nesta dissertação: Nhemongueta Kunhã Mbaraete (2020), de Michele Kaiowá, Graciela Guarani, Patrícia Ferreira Pará Yxapy e Sophia Pinheiro, e Pontes sobre abismos (2017), de Aline Motta. O interesse por estes trabalhos está na aposta em contranarrativas que desencenam o mundo colonial, possibilitando um espaço para reflexões sobre a epistemologia, a escrita, a práxis artística e a recusa à transparência em uma elaboração na arte que nasce da vida. Assim, buscou-se pensar de que maneira essas obras podem reposicionar o debate em torno da autonarrativa, das linguagens e dos modos de leitura e correspondência, ao sugerirem uma comunicação profunda que acontece além de qualquer distância. Desde essa intenção, o texto foi composto por três momentos: i) discussão em torno dos conceitos de autobiografia (Philippe Lejeune), autoficção (Serge Doubrowsky) e escrevivência (Conceição Evaristo); ii) apresentação de um debate ontoepistemológico a partir da noção de autorrepresentação e das teorias da filósofa e artista Denise Ferreira da Silva; e iii) tentativa de redesenhar conversas através da escrita de cartas e ensaios, a fim de esboçar um espaço de experimentação para interrogar algumas das reflexões elaboradas nos momentos anteriores. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | IAD – Instituto de Artes e Design | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Artes | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Autorrepresentação | pt_BR |
dc.subject | Poética audiovisual | pt_BR |
dc.subject | Escrita implicada | pt_BR |
dc.subject | Epistemologia | pt_BR |
dc.subject | Carta | pt_BR |
dc.subject | Self-representation | pt_BR |
dc.subject | Audiovisual poetics | pt_BR |
dc.subject | Implied writing | pt_BR |
dc.subject | Epistemology | pt_BR |
dc.subject | Letter | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES | pt_BR |
dc.title | Fazendo uma coisa que se faz na vida autonarrativas e deslocamentos críticos em poéticas audiovisuais | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Appears in Collections: | Mestrado em Artes, Culturas e Linguagens (Dissertações) |
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