https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17199
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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marianacristinadiasmartins.pdf | 2.64 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Dissertação |
Título: | Também somos irmãos e As aventuras amorosas de um padeiro: aquilo que os filmes contam de onde queremos chegar |
Autor(es): | Martins, Mariana Cristina Dias |
Primeiro Orientador: | Melo, Luís Alberto Rocha |
Membro da banca: | Moreno, Patricia |
Membro da banca: | Carvalho, Noel dos Santos |
Resumo: | O presente trabalho tem como principal escopo a proposta de análise fílmica dos longas metragens Também Somos Irmãos(1949), dirigido por José Carlos Burle, roteirizado por Alinor Azevedo em diálogo com o Teatro Experimental do Negro, e produzido pela Atlântida; e As Aventuras Amorosas de um Padeiro (1975), do diretor e roteirista negro Waldir Onofre, coproduzido pela Embrafilme e Regina Filmes Ltda. A pesquisa utiliza o conceito de representação enquanto disputa de poder e centraliza o olhar negro feminino, através da elaboração de bell hooks (2019). A análise fílmica aqui desenvolvida, foi possível através da construção de uma metodologia construída a partir do conceito de interseccionalidade, trabalhado por Carla Akotirene (2018), buscando estabelecer como abordagem eixos que articulam sistemas múltiplos de opressão, como território, trabalho, raça, gênero e religião e isolamento do sujeito; sobretudo na busca por compreender o que esses filmes falam ao corpo feminino negro, na dimensão da espectatorialidade e a partir da discussão sobre a representação do negro no cinema brasileiro. |
Abstract: | The main scope of this work is to propose a film analysis of the films Também Somos Irmãos (1949), directed by José Carlos Burle, scripted by Alinor Azevedo in dialogue with Teatro Experimental do Negro and produced by Atlântida; and As Aventuras Amorosas de um Padeiro (1975), by black director and screenwriter Waldir Onofre, co-produced by Embrafilme and Regina Filmes Ltda. The research uses the concept of representation as a power struggle and centralizes the black female gaze, through the elaboration of bell hooks (2019). The film analysis developed here was possible through the construction of a methodology built on the concept of intersectionality, worked by Carla Akotirene (2018), seeking to establish as an approach axes that articulate multiple systems of oppression, such as territory, work, race, gender and religion and isolation of the subject; especially in the search to understand what these films say to the black female body, in the dimension of spectatorship and based on the discussion about the representation of black people in Brazilian cinema. |
Palavras-chave: | História do cinema brasileiro Cinema negro brasileiro Representação do negro Racismo Olhar negro feminino Análise fílmica History of brazilian cinema Brazilian black cinema Representation of black people Racism Black female gaze Film analysis |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | IAD – Instituto de Artes e Design |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Artes |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17199 |
Data do documento: | 28-Mar-2024 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Artes, Culturas e Linguagens (Dissertações) |
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