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dc.contributor.advisor1Ramos, Maria Lúcia Bueno-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9373853760102806pt_BR
dc.contributor.referee1Rosatti, Camila Gui-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3360363897065256pt_BR
dc.contributor.referee2Mari, Marcelo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8059077343813699pt_BR
dc.contributor.referee3Souza, Rui Gonçalves de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3931167843143034pt_BR
dc.creatorRamos, Leonardo de Souza-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.brpt_BR
dc.date.accessioned2024-08-15T15:32:46Z-
dc.date.available2024-08-15-
dc.date.available2024-08-15T15:32:46Z-
dc.date.issued2024-04-01-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17196-
dc.description.abstractThis study on the career of Domingos Tótora (1962), a designer from Minas Gerais, analyzes his practice based on the dialogue established between art, crafts and design, a common feature of contemporary creative work. Since 2005, in his studio in the town of Maria da Fé, in the southern region of the state of Minas Gerais, Tótora has developed pieces of furniture and other decorative items that integrate idealization with execution - in line with the principles of experimental art already advocated by the Bauhaus, created at the beginning of the 20th century - using recycled cardboard as the raw material. A proposal that combines design with sustainable principles. This study touches on the historiography of Brazilian furniture design, aimed at the luxury goods market, since the modern period; and shows the insertion of the Minas Gerais designer in the international circuit of the area through consolidated participation in fairs, exhibitions, permanent galleries and auction sales.pt_BR
dc.description.resumoEste estudo, desenvolvido em torno da trajetória do designer mineiro Domingos Tótora (1962), analisa a sua prática a partir do diálogo nela estabelecido entre a arte, o artesanato e o design, característica usual aos trabalhos criativos contemporâneos. Tótora desenvolve desde 2005 em seu ateliê, na cidade de Maria da Fé, na região sul do estado de Minas Gerais, peças de mobiliário e outros itens de decoração que integram a idealização à execução – conforme os princípios da arte experimental já defendidos pela Bauhaus, criada no início do século XX –, tendo como matéria-prima o papelão reciclado. Uma proposta que articula design com princípios sustentáveis. Este estudo tangencia a historiografia do design brasileiro de móveis, direcionado ao mercado de bens de luxo, desde o período moderno; e mostra a inserção do designer mineiro no circuito internacional da área por meio da participação consolidada em feiras, exposições, galerias permanentes e vendas em leilões.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentIAD – Instituto de Artes e Designpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Artespt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectArtesanatopt_BR
dc.subjectDesignpt_BR
dc.subjectDomingos Tótorapt_BR
dc.subjectArtpt_BR
dc.subjectCraftpt_BR
dc.subjectDesignpt_BR
dc.subjectFurniturept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpt_BR
dc.titleDomingos Tótora: diálogos entre arte, artesanato e designpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Artes, Culturas e Linguagens (Dissertações)



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