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dc.contributor.advisor1Dutra, Rogeria Campos de Almeida-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784839D2pt_BR
dc.contributor.referee1Martins, Sandra Regina Soares Costa-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee2Caetano, Vanusa Caiafa-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4737958H8pt_BR
dc.creatorCruz, Marinea Vicentina da-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4759194A9pt_BR
dc.date.accessioned2016-07-05T14:34:59Z-
dc.date.available2016-06-28-
dc.date.available2016-07-05T14:34:59Z-
dc.date.issued2012-04-13-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1717-
dc.description.abstractThis work aims at analyzing the understanding, by elementary and middle school teachers, of the causes of a potential illness condition related to their professional activities. Educational activities were qualitatively analyzed in a public school in the city of Juiz de Fora, Minas Gerais, between 2010 and 2011. Based on the principles of the Ethnographic Research, such activities were studied in regards to work conditions and social relations inside the school environment. The main purpose of such an analysis is to understand this illness condition, known as faculty indisposition, not only in a strictly biological approach, but also taking into consideration the several causes related to the educational environment, in which the anthropological approach is key. Moreover, in complementation to the field work, the Maslach Burnout Inventory (MBI), developed for evaluating the stress level of teachers, policemen, doctors and nurses, was applied. Results showed a high level of exhaustion by the part of teachers in the school studied.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho pretende analisar as percepções de professores do ensino fundamental sobre as causas de um possível processo de adoecimento, advindo de sua atividade profissional. Trata-se de uma abordagem qualitativa feita através da análise da prática educativa em uma escola pública de ensino fundamental no município de Juiz de Fora – Minas Gerais, ente 2010 e 2011. Ancorado na pesquisa etnográfica, este estudo pretende analisar as condições de trabalho, as relações sociais envolvidas na instituição escolar e, a partir disto, tentar entender este processo de adoecimento, conhecido como “mal-estar docente”, não por uma abordagem, estritamente, biológica, mas, sim, levando em consideração as várias nuances envolvidas no ambiente escolar, onde o olhar antropológico é a lente principal. Além disso, como estratégia de complementação à observação de campo, foi aplicado o instrumento Maslach Burnout Inventory (MBI) que tem por finalidade avaliar o grau de stress de profissionais como professores, policiais, médicos e enfermeiros, o qual revelou um alto grau de exaustão por parte dos professores desta escola.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICH – Instituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ciências Sociaispt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInstituição escolarpt_BR
dc.subjectMal-estar docentept_BR
dc.subjectEscola públicapt_BR
dc.subjectPesquisa etnográficapt_BR
dc.subjectEducational institutionspt_BR
dc.subjectFaculty indispositionpt_BR
dc.subjectPublic schoolpt_BR
dc.subjectEthnographic researchpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAISpt_BR
dc.title“Aquele que entre vocês for o menor será o maior”: prática escolar, cotidiano e adoecimentopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Ciências Sociais (Dissertações)



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