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dc.contributor.advisor1Scalioni, Flávia Almeida Ribeiro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8163524626307724pt_BR
dc.contributor.referee1Machado, Fernanda Campos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7583859192208544pt_BR
dc.contributor.referee2Devito, Karina Lopes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4784774662242445pt_BR
dc.creatorDoro, Isabela Afonso-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2647621076926927pt_BR
dc.date.accessioned2024-08-14T14:06:31Z-
dc.date.available2024-08-12-
dc.date.available2024-08-14T14:06:31Z-
dc.date.issued2023-12-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17175-
dc.description.abstractDown syndrome (DS), also known as trisomy 21 (T21), is a common genetic condition that results in intellectual disability in humans due to a chromosomal change. This syndrome has several clinical manifestations, including systemic and craniofacial manifestations. An alternative treatment for orofacial hypotonicity in children with DS is the Palatal Memory Plate (PMP), which is recommended preventively in cases of muscle hypotonia or specific problems such as a hypotonic tongue in the interdental or interlabial position for several hours per day, diastasis and additional protrusion of the tongue, and an inactive hypotonic upper lip with narrow sides. PMP consists of lingual and lip stimulation, with buttons or grooves on the plate to position the tongue and stimulate the lip, promoting lip sealing. This multidisciplinary treatment, involving dentists and speech therapists, has been shown to be effective in reducing tongue protrusion. The present study aimed to evaluate the results of PMP use in two children with DS: one patient without any erupted teeth in the oral cavity and another with erupted teeth. It was not possible to follow the protocol indicated for PMP use in the evaluated patients due to several specific factors, which reinforces the need for individual adaptations and multidisciplinary teams.pt_BR
dc.description.resumoA Síndrome de Down (SD), também conhecida como Trissomia 21 (T21), é uma condição genética comum que resulta na principal deficiência intelectual em humanos, devido a uma alteração cromossômica. Esta síndrome apresenta diversas manifestações clínicas, tanto sistêmicas quanto craniofaciais. Um tratamento alternativo para a hipotonicidade orofacial em crianças com SD é a Placa Palatina de Memória (PPM), que é recomendada preventivamente em casos de hipotonia muscular ou problemas específicos como língua hipotônica em posição interdental ou interlabial por várias horas ao dia, língua com diástase e protrusão adicional, e lábio superior hipotônico inativo com lados estreitos. A PPM consiste em estimulação lingual e labial, com botões ou ranhuras na placa para posicionar a língua e estimular o lábio, favorecendo o selamento labial. Esse tratamento, multidisciplinar e envolvendo cirurgiões-dentistas e fonoaudiólogos, tem se mostrado eficaz na redução da protrusão lingual. O presente estudo teve como objetivo avaliar os resultados do uso da PPM em crianças com T21 em duas situações distintas: uma paciente sem nenhum dente erupcionado na cavidade bucal e outra com dentes já erupcionados. Não foi possível seguir o protocolo indicado para o uso de PPM nos pacientes avaliados devido a diversos fatores particulares, o que reforça a necessidade de adaptações individuais e de uma equipe multiprofissional.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Odontologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectHipotonia muscularpt_BR
dc.subjectSíndrome de Downpt_BR
dc.subjectTerapêuticapt_BR
dc.subjectMuscle hypotoniapt_BR
dc.subjectTherapypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ODONTOLOGIApt_BR
dc.titlePlaca palatina de memória em crianças com síndrome de Down: relato de casospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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