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Tipo: Dissertação
Título: O museu e a t-shirt: As lojas de museus e a reprodutibilidade das obras de arte
Autor(es): Moreira, Daniel Iram dos Santos
Primeiro Orientador: Ramos, Maria Lucia Bueno
Co-orientador: Vasconcelos, Marcelo Ribeiro
Membro da banca: Zago, Renata Cristina de Oliveira Maia
Membro da banca: Santos, Guilherme Marcondes dos
Resumo: Ao longo do tempo os espaços museológicos sofrem transformações que geram consequências. A presente pesquisa tem como proposta investigar uma possível resultante dessas transformações, que é a expansão das lojas de museus e o aumento de outras formas de consumo nos ambientes reservados para a arte. A criação de lojas e tantos outros agregados, como cafés e restaurantes tem aproximado o museu cada vez mais das práticas de consumo que são comumente associadas a outros locais, como shoppings e centros comerciais, lugares onde a experiência dos visitantes está mais associada com o consumo de serviços ou a aquisição de produtos. Tendo o MASP como local de referência, a pesquisa se debruçará acerca de como o museu vem introduzindo essas novas práticas e começa a ofertar aos seus visitantes objetos como T-shirt’s em parcerias com grandes marcas.
Abstract: Over time, museum spaces undergo transformations that generate consequences. This research aims to investigate a possible result of these transformations, which is the expansion of museum stores and the increase in other forms of consumption in environments reserved for art. The creation of stores and many other additions, such as cafes and restaurants, has brought the museum increasingly closer to consumption practices that are commonly associated with other locations, such as shopping malls and shopping centers, places where visitors’ experience is more associated with consumption. of services or the acquisition of products. With MASP (São Paulo Art Museum) as a reference location, the research will focus on how the museum has been introducing these new practices and begins to offer its visitors objects such as T-shirts in partnerships with major brands.
Palavras-chave: Arte
Consumo
Museus de arte
Moda
Art
Consumption
Art museums
Fashion
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: IAD – Instituto de Artes e Design
Programa: Programa de Pós-graduação em Artes
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17138
Data do documento: 26-Mar-2024
Aparece nas coleções:Mestrado em Artes, Culturas e Linguagens (Dissertações)



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