Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17108
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
kelmerestevesdepaula.pdf8.36 MBAdobe PDFView/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Domingues, Beatriz Helena-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0917988448167282pt_BR
dc.contributor.referee1Lima, Marcelo Ayres Camurça-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8167313163411799pt_BR
dc.contributor.referee2Daibert Júnior, Robert-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0616922572365002pt_BR
dc.contributor.referee3Lino, Sonia Cristina da Fonseca Machado-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1374900010053739pt_BR
dc.contributor.referee4Pereira, André Luiz Tavares-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.contributor.referee5Catta, Luiz Eduardo-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/1670045376028951pt_BR
dc.creatorPaula, Kelmer Esteves de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1233729610558512pt_BR
dc.date.accessioned2024-08-09T11:39:51Z-
dc.date.available2024-08-08-
dc.date.available2024-08-09T11:39:51Z-
dc.date.issued2012-02-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17108-
dc.description.abstractThe present thesis deals with three-dimensional work of contemporary artist Farnese de Andrade (1926-1996), highlighting the elements of religion and mysticism that are applied in his production. The analysis undertaken here demonstrates how Farnese appropriates traditional codes of representation and popular religious art objects and how he offers the viewer a kind of work that hints at the boundaries between aesthetic appreciation and devotional attitude. It is noteworthy, in this sense, art depicting the procedures and that these codes can be listed also in the works of other contemporary artists, but in a resume Farnese reverence ambiguous. Thus, it seeks to highlight the work of creation and construction of the artistic personality of Farnese as an expressive contemporary subjectivity. The analysis, properly, of the farnesian objects borrows the concept of mestizaje, which points to the tension that permeates the disparate elements appropriate of contents, in large part to a religious imagination: images of saints, shrines, votive, and explicit references to the material culture of the african-Brazilian religions. The shift of work for a very special eschatology of mystical-esoteric is also evident. Therefore, it seems, in a context of religious and artistic experimentation, that the work of iconoclastic Farnese de Andrade can be defined as reflective of the Brazilian religious field ambiguities and contradictions inherent in the process of secularization.pt_BR
dc.description.resumoA presente tese aborda a obra tridimensional do artista contemporâneo Farnese de Andrade (1926-1996), destacando os elementos de religiosidade e misticismo que são recorrentes em sua produção. A análise aqui empreendida demonstra como Farnese se apropria de códigos tradicionais e populares de representação da arte religiosa e como seus objetos propõem ao observador um tipo de obra que deixa entrever os limites entre apreciação estética e atitude devocional. Ressalta-se, nesse sentido, os procedimentos artísticos alusivos a esses códigos e que podem ser repertoriados também nas obras de outros artistas contemporâneos, mas que em Farnese retomam uma reverência ambígua. Desse modo, procura-se evidenciar a constituição da obra e a construção da personalidade artística de Farnese como expressivas de uma subjetividade contemporânea. O exame, propriamente, dos objetos farnesianos toma emprestado o conceito de mestiçagem, o que aponta para a tensão que perpassa os elementos heteróclitos apropriados, remissivos, em grande parte, a um imaginário religioso: imagens de santos, oratórios, ex-votos, além de referências explícitas à cultura material das religiões afro-brasileiras. A inflexão da obra para uma particularíssima escatologia de caráter místico-esotérico também é evidenciada. Portanto, ao que parece, num contexto de experimentações artísticas e religiosas, a obra iconoclasta de Farnese de Andrade pode ser definida como reflexiva das ambigüidades do campo religioso brasileiro e das contradições inerentes ao processo de secularização.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Geraispt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICH – Instituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ciência da Religiãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFarnese de Andradept_BR
dc.subjectReligiosidadept_BR
dc.subjectMisticismopt_BR
dc.subjectArte contemporâneapt_BR
dc.subjectReligiositypt_BR
dc.subjectMysticismpt_BR
dc.subjectContemporary artpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titleO despertar do mágico: religiosidade e misticismo na arte iconoclasta de Farnese de Andradept_BR
dc.typeTesept_BR
Appears in Collections:Doutorado em Ciência da Religião (Teses)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons