Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17076
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
amandafontesalves.pdf1.66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Tipo: Dissertação
Título: Projeto de Vida e o novo ensino médio em Juiz de Fora/MG
Autor(es): Alves, Amanda Fontes
Primeiro Orientador: Oliveira, Rafaela Reis Azevedo de
Membro da banca: Magrone, Eduardo
Membro da banca: Corti, Ana Paula de Oliveira
Resumo: A presente dissertação aborda a Novo Ensino Médio com foco no componente curricular Projeto de Vida. A Reforma, delineada pela Lei 13.415/2017, teve início em 2022 em toda a educação básica brasileira. No Estado de Minas Gerais, o componente Projeto de Vida foi introduzido em 2019, o que possibilitou observar uma relação distinta com a implementação da Lei nos anos subsequentes. Nosso estudo delimita-se em analisar dois períodos da implementação do Projeto de Vida em Minas Gerais: 2019 a 2021 e 2022 e 2023. O objetivo geral é analisar a implementação desse componente, com objetivos específicos: (I) Conhecer e analisar o histórico das políticas educacionais para o ensino médio; (II) Analisar o Projeto de Vida e sua inclusão no currículo escolar brasileiro; (III) Avaliar a implementação do novo ensino médio em Minas Gerais e a proposta de Projeto de Vida pela Secretaria de Educação; (IV) Apresentar e analisar a percepção dos professores sobre o Projeto de Vida. A metodologia empregada compreende pesquisa bibliográfica, análise documental, entrevista semiestruturada e análise de conteúdo. Com a Lei de Diretrizes e Bases (LDB 9394/96), o Ensino Médio tornouse a etapa final da educação básica, sendo obrigação do Estado ampliar sua oferta para atender todos os concluintes da etapa anterior. Observa-se, contudo, que o Ensino Médio está passando por uma reestruturação curricular e funcional para formar de modo adequado os jovens inseridos nessa etapa educacional. Sendo assim, a pertinência de analisar esse contexto educacional se justifica pela necessidade de compreender como o Projeto de Vida se relaciona com o Ensino Médio brasileiro. Para tanto, esta dissertação foi organizada em quatro capítulos os quais abordam a relação do Projeto de Vida com o Ensino Médio. O primeiro capítulo discute o histórico das políticas educacionais para o Ensino Médio. E o segundo aborda a inclusão do Projeto de Vida no currículo escolar brasileiro. Já o terceiro analisa a implementação do novo Ensino Médio em Minas Gerais e a proposta do Projeto de Vida pela Secretaria de Educação. Por fim, o quarto capítulo apresenta e analisa a percepção dos professores de Sociologia sobre o Projeto de Vida. Em suma, este estudo busca compreender a implementação do Projeto de Vida no contexto do Novo Ensino Médio, oferecendo insights sobre suas implicações e desafios para a educação brasileira.
Abstract: This dissertation addresses New Secondary Education with a focus on the Life Project curricular component. The Reform, outlined by Law 13,415/2017, began in 2022 throughout Brazilian basic education. In the State of Minas Gerais, the Life Project component was introduced in 2019, which made it possible to observe a distinct relationship with the implementation of the Law in subsequent years. Our study is limited to analyzing two periods of the implementation of the Life Project in Minas Gerais: 2019 to 2021 and 2022 and 2023. The general objective is to analyze the implementation of this component, with specific objectives: (I) Know and analyze the history of educational policies for secondary education; (II) Analyze the Life Project and its inclusion in the Brazilian school curriculum; (III) Evaluate the implementation of the new secondary education in Minas Gerais and the Life Project proposal by the Department of Education; (IV) Present and analyze the teachers’ perception of the Life Project. The methodology used comprises bibliographic research, document analysis, semi-structured interviews and content analysis. With the Law of Guidelines and Bases (LDB 9394/96), High School became the final stage of basic education, with the State's obligation to expand its offer to serve all those completing the previous stage. It is observed, however, that High School is undergoing a curricular and functional restructuring to adequately train young people included in this educational stage. Therefore, the relevance of analyzing this educational context is justified by the need to understand how the Life Project relates to Brazilian High School. To this end, this dissertation was organized into four chapters which address the relationship between the Life Project and High School. The first chapter discusses the history of educational policies for secondary education. And the second addresses the inclusion of the Life Project in the Brazilian school curriculum. The third analyzes the implementation of the new High School in Minas Gerais and the Life Project proposal by the Department of Education. Finally, the fourth chapter presents and analyzes the perception of Sociology teachers about the Life Project. In short, this study seeks to understand the implementation of the Life Project in the context of New High School, offering insights into its implications and challenges for Brazilian education.
Palavras-chave: Novo ensino médio
Projeto de Vida
Minas Gerais
New high school
Life Project
Neoliberalism
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17076
Data do documento: 21-Jun-2024
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação (Dissertações)



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons