https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17063
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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vanessacarlamuzulaodealmeidamoraes.pdf | 6.17 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Dissertação |
Título: | Ambientes cocriativos como espaços propulsores do desenvolvimento profissional docente de professores de ciências |
Autor(es): | Moraes, Vanessa Carla Muzulão de Almeida |
Primeiro Orientador: | Menezes, Paulo Henrique Dias |
Membro da banca: | Carneiro, Reginaldo Fernando |
Membro da banca: | Guridi, Verónica Marcela |
Resumo: | O termo "cocriação” foi aplicado inicialmente para discutir a aprendizagem nos ambientes corporativos, sendo voltado para práticas e didáticas favoráveis à criação e à humanização em processos de desenvolvimento de saberes com perspectivas colaborativas. Apesar de sua origem nas ciências sociais aplicadas, a cocriação trata de relações que consideramos pertinentes e inerentes aos processos de desenvolvimento e de profissionalização docente. Nesse sentido, partimos do princípio de que práticas colaborativas que estimulem o desenvolvimento da criatividade podem ser potencializadoras do processo de aprendizagem e, consequentemente, do desenvolvimento profissional de professores. Desse princípio emerge a questão central desta pesquisa que indaga: quais são os elementos para se instituir ambientes favoráveis à criação colaborativa entre docentes que lecionam ciências na educação básica? Para responder esta questão, procuramos compreender os elementos e as condições necessários para se instituir ambientes cocriativos com docentes de ciências em espaços escolares, para estimular o desenvolvimento de atividades experimentais nas aulas de ciências do ensino fundamental. Esse objetivo foi alcançado a partir da experiência vivenciada em um curso de extensão para professores de ciências, voltado para difusão de uma nova metodologia de ensino de ciências, que explora o uso de brincadeiras científicas investigativas. No âmbito desse curso, buscamos mapear os elementos que estimulam as trocas de experiências e elencar as limitações para a constituição destes espaços no ambiente escolar, visando compreender as dinâmicas do desenvolvimento docente no decorrer de processos cocriativos. Para isso procuramos dialogar com aportes teóricos do campo educacional que exploram a contribuição da colaboração e do diálogo como estímulo à criatividade e ao desenvolvimento profissional docente, tais como: Day, Freire, Fiorentini, Nóvoa, entre outros. O estudo seguiu uma abordagem de pesquisa qualitativa, aplicada de caráter exploratório em um curso de extensão realizado na Universidade Federal de Juiz de Fora no ano de 2022, com a participação de nove professoras de Ciências da educação básica do ensino fundamental dos anos iniciais e finais da rede municipal de Juiz de Fora. A produção dos dados ocorreu por meio de observação participante, de registros em diário de bordo e de reuniões em formato de grupo focal. A partir da análise desses dados foi possível identificar condições e desafios que são significativos para a instituição de espaços que estimulem a cocriação no ambiente escolar. Observamos que a condição principal está relacionada a qualidade das interações entre os professores, que perpassa por perspectivas, experiências e conhecimentos, sendo uma premissa básica para as trocas de saberes e a construção coletiva em um processo cocriativo. Como desafio, destaca-se o fato de os docentes indicarem um apoio limitado da gestão escolar em relação às práticas colaborativas e pouca predisposição no ambiente escolar para ações favoráveis à colaboração e à promoção da cocriação. |
Abstract: | The term "co-creation" was initially applied to discuss learning in corporate environments, focusing on practices and didactics favorable to creation and humanization in processes of knowledge development with collaborative perspectives. Despite its origin in applied social sciences, co-creation deals with relationships that we consider pertinent and inherent to processes of development and teacher professionalization. In this sense, we start from the principle that collaborative practices that stimulate the development of creativity in experimental activities in science classes can enhance the learning process and consequently the professional development of science teachers. From this principle emerges the central question of this research, that inquires which are the elements for establishing environments conducive to collaborative creation among teachers for science teaching. To answer this question, we seek to understand the elements and necessary conditions for establishing cocreative environments among science teachers, which can stimulate the development of experimental activities in elementary science classes. Furthermore, we seek to map the elements that encourage the exchange of experiences and list the limitations for the constitution of these spaces in the school environment, aiming to understand the dynamics of teacher development during these processes. For this, we seek to dialogue with theoretical contributions from the educational field that explore the contribution of collaboration and dialogue as stimuli for creativity and teacher professional development, such as Day, Freire, Fiorentini, Nóvoa, among others. In terms of methodological aspects, we adopted an applied research approach, qualitative, exploratory in nature, which was conducted in the environment of an extension course for elementary science teachers held at a public university. Data collection occurred through participant observation, logbook, and focus group, considering the joint creation process and established in the course environment. The analysis of these data provided the necessary inferences to weave some reflections. Thus, it was possible to identify conditions and challenges that are significant for the establishment of spaces that stimulate co-creation in the school environment. We observed that the main condition is related to the quality of the interaction process among teachers, which encompasses perspectives, experiences, and knowledge, being a basic premise for the exchange of knowledge and collective construction in a co-creative process. The fact that teachers indicate limited support from school management regarding collaborative practices and little predisposition in the school environment for actions favorable to collaboration and the promotion of co-creation stands out as a challenge. |
Palavras-chave: | Colaboração Cocriação Ensino de ciências Desenvolvimento profissional docente Collaboration Co-creation Science teaching Teacher professional development |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17063 |
Data do documento: | 12-Abr-2024 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação (Dissertações) |
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