Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17052
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
marinapolidoromarques.pdf4.79 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Pelegrini, Christian Hugo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1220551391795710pt_BR
dc.contributor.referee1Lima, Marília Xavier de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8375345488079320pt_BR
dc.contributor.referee2Reis, Mayka Juliana Castellano-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7731342639757477pt_BR
dc.creatorMarques, Marina Polidoro-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.brpt_BR
dc.date.accessioned2024-08-05T11:01:10Z-
dc.date.available2024-08-02-
dc.date.available2024-08-05T11:01:10Z-
dc.date.issued2024-04-04-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17052-
dc.description.abstractThis dissertation stems from an empirical research dedicated to the critical study of female representations and representativeness in Hollywood cinema during the 2010s. The fundamental objective of this investigation is to delve into the analysis of hypotheses that traverse the nuances of the female figure in highly successful films. While its purpose is to establish more concrete parameters on feminist issues, examining the role of women and the resulting feminine norms from an interdisciplinary dialogue that incorporates film studies, cultural criticism, and media analysis. To narrow down this intention, the research will focus on the three highest-grossing films of 2017: "Beauty and the Beast," "Wonder Woman," and "Star Wars: The Last Jedi." These films are chosen not only for their commercial success but also as representatives of the studied period throughout the research development, aiming to reflect the prominence of women in Hollywood during the 2010s. The intention is to review the complex layers of female representations and representativity, understanding these productions as significant manifestations of contemporary gender discussions in the industry. By evaluating modern cultural construction and its relationship with the hegemonic entertainment industry, this research aims to unfold various perspectives. In addition to analyzing the development of female characters in these films, it seeks to understand the integration of more women into the cinematic workforce. Thus, the scope of the investigation broadens, tracing a comprehensive view of the cultural and industrial dynamics shaping gender representations in contemporary cinema. The focus is not limited to the screens alone but extends behind the scenes, where creative choices and production decisions play a crucial role in shaping cinematic narratives and promoting diversity of voices within the industry.pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação emerge de uma pesquisa empírica dedicada ao estudo crítico das representações e representatividades femininas no cinema de Hollywood na década de 2010. O objetivo fundamental desta investigação é aprofundar a análise das hipóteses que permeiam as nuances da figura feminina em filmes de grande sucesso. Enquanto seu propósito é estabelecer parâmetros mais concretos sobre as problemáticas feministas, examinando o papel da mulher e as normas femininas resultantes de um diálogo interdisciplinar que incorpora estudos fílmicos, crítica cultural e análise das mídias. Para delimitar tal intenção, a pesquisa se debruçará sobre as três maiores bilheteiras do ano de 2017: "A Bela e a Fera", "Mulher Maravilha" e "Star Wars: Os Últimos Jedi". Esses filmes são escolhidos não apenas por seu sucesso comercial, mas também como representantes do período estudado ao longo do desenvolvimento da pesquisa, visando refletir o protagonismo feminino em Hollywood durante os anos 2010. A intenção é rever as complexas camadas das representações femininas e da representatividade, entendendo essas produções como manifestações significativas das discussões contemporâneas sobre gênero na indústria. Ao avaliar a construção cultural moderna e sua relação com a indústria de entretenimento hegemônica, esta pesquisa se propõe a desdobrar diversas perspectivas. Além de analisar a elaboração de personagens femininas nesses filmes, ela busca compreender a inserção de mais mulheres no mercado de trabalho cinematográfico. Dessa forma, o escopo da investigação se amplia, proporcionando uma visão que não se restringe apenas as dinâmicas culturais e industriais que moldam as representações de gênero no cinema contemporâneo. O enfoque não se limita apenas às telas, mas se estende aos bastidores, onde as escolhas criativas e decisões de produção desempenham um papel crucial na construção da narrativa cinematográfica e na promoção da diversidade de vozes dentro da indústria.pt_BR
dc.description.sponsorshipPROQUALI (UFJF)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentIAD – Instituto de Artes e Designpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Artespt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCinema hollywoodianopt_BR
dc.subjectFeminismo de mídiapt_BR
dc.subjectProcessos de significaçãopt_BR
dc.subjectRepresentação e representatividadept_BR
dc.subjectHollywoodpt_BR
dc.subjectRepresentationpt_BR
dc.subjectRepresentativenesspt_BR
dc.subjectFemininept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpt_BR
dc.titleEntre representação e representatividade: a influência feminina no cinema de Hollywood nos anos 2010pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Artes, Culturas e Linguagens (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons