https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17035
File | Description | Size | Format | |
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ricardorodriguessilveirademendonca.pdf | 2.21 MB | Adobe PDF | View/Open |
Type: | Tese |
Title: | Letramento digital de docentes e os esforços para a implementação do ensino remoto emergencial na Universidade Federal de Juiz de Fora no biênio 2020-2021 |
Author: | Mendonça, Ricardo Rodrigues Silveira de |
First Advisor: | Borges, Eliane Medeiros |
Co-Advisor: | Sanabio, Marcos Tanure |
Referee Member: | Reis, Andreia Rezende Garcia |
Referee Member: | Lima Júnior, José Humberto Viana |
Referee Member: | Longaray, André Andrade |
Referee Member: | Goulart, Ilsa do Carmo Vieira |
Resumo: | Esse processo de investigação tem por objetivo identificar os desafios inerentes ao letramento digital de Professoras e Professores vinculados a uma instituição federal de ensino superior, a partir da necessidade do contato desses profissionais, com tecnologias de informação e comunicação no exercício dos seus fazeres docentes em três estágios temporais distintos, a saber: “antes”, “durante” e “depois” da obrigatoriedade de lidar com o ensino remoto emergencial, por quatro períodos letivos sucessivos, verificados entre 2020 e 2021. Assim, a partir da incursão no campo, tomando por base a análise dos dados produzidos, foi possível identificar, com amparo nas percepções dos Colegas, que muito embora a instituição tenha realizado esforços para possibilitar alguma capacitação, os resultados obtidos se mostraram aquém das suas possibilidades. Contribuem para a construção dessa percepção alguns aspectos, dentre os quais se podem destacar: certa letargia institucional, verificada entre a proposição das ações de capacitação e a sua efetiva realização; o baixo envolvimento dos alunos com as disciplinas ministradas remotamente de forma síncrona e dificuldades reportadas por muitos docentes no que se refere ao manuseio das funcionalidades e dos objetos de aprendizagem disponíveis nos ambientes virtuais adotados. Entretanto, mesmo premido por um ambiente pandêmico, impregnado por muitas dúvidas, dificuldades, limitações, angústias, sofrimentos e incertezas, o trabalho docente foi realizado, independentemente das múltiplas restrições que nos foram impostas por aquele cenário. Com base nessa constatação, estima-se que num futuro não muito distante, a ampliação de habilidades que permitam construir um diálogo mais fluido com as novas tecnologias que advirão tende a ser um requisito indispensável ao exercício das atividades educativas, encaradas aqui em sentido amplo. |
Abstract: | This investigation process aims to identify the challenges inherent to the digital literacy of professors of a federal higher education institution, based on their need to be in contact with information and communication technologies in the exercise of their tasks in three distinct temporal stages, namely “before”, “during” and “after” emergency remote teaching, for four successive academic periods, between 2020 and 2021. Thus, from the incursion in the field and based on the analysis of the data produced, it was possible to identify, based on the perception of Colleagues, that, although the institution had made efforts to provide some training, the results obtained proved to be below its possibilities. Some aspects contribute to the construction of this perception, among which the following stand out: a certain institutional lethargy, seen between the proposition of training actions and their effective implementation; the low involvement of students with the subjects taught remotely and synchronously, and difficulties reported by many professors regarding the handling of functions and learning objects available in the adopted virtual environments. However, even under the pressure of a pandemic, permeated by many doubts, difficulties, limitations, anguish, suffering and uncertainty, the teaching work was conducted, regardless of the multiple restrictions imposed on us by that context. Based on this finding, it is estimated that in a not-too-distant future, the acquisition of skills that allow building a more fluid dialogue with arising technologies tends to be an indispensable requirement for the exercise of educational activities, seen here in a broad sense. |
Keywords: | Letramento digital de professores Processo de investigação Tecnologias de informação e comunicação; Ensino remoto emergencial Ações de capacitação Digital literacy of professors Investigation process Information and communication technologies Emergency remote teaching Training actions |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Institution Initials: | UFJF |
Department: | Faculdade de Educação |
Program: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Access Type: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Creative Commons License: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
DOI: | https://doi.org/10.34019/ufjf/te/2023/00065 |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17035 |
Issue Date: | 11-Jul-2024 |
Appears in Collections: | Doutorado em Educação (Teses) |
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