DC Field | Value | Language |
dc.contributor.advisor1 | Teixeira, Beatriz de Basto | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4199390197375366 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Silva, Hilda Aparecida Linhares da | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0228497864141491 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Faria, Rejane Waiandt Schuwartz de Carvalho | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2095094106106751 | pt_BR |
dc.creator | Silva, Thaís Helena Ribeiro | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2333586635750026 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-08-01T15:03:57Z | - |
dc.date.available | 2024-08-01 | - |
dc.date.available | 2024-08-01T15:03:57Z | - |
dc.date.issued | 2024-04-23 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17024 | - |
dc.description.abstract | The National Common Curricular Base, the current curricular policy, presupposes the
alignment of the Union, federal district, states, and municipalities in the construction of
curricula, pedagogical proposals, and lesson plans, guided by the national basic
reference. Although the Base is perceived as a controversial document by the
academia in general, in Early Childhood Education, due to the strength, certain unity,
and active work of the members and movements in the field, the approved text
managed to maintain the main educational specificities of children, ensured since the
National Curricular Guidelines for Early Childhood Education (Brazil, 2009a).
Therefore, understanding what educators in this stage think about the National
Common Curricular Base and how its implementation process has been occurring
seems relevant, as it is at this moment that policy comes to life, in the concrete
educational context, through the actions of teachers, managers, and the entire school
community. For this reason, this study aims to identify the perceptions of teachers
about Early Childhood Education regarding the Base and to understand how the
implementation process of this policy has been constituted. For this purpose, a case
study was developed, conducted at the Education Department of Coronel Pacheco,
Minas Gerais. The sample consisted of the eight professionals who make up the
teaching staff of Early Childhood Education in the city. During the methodological
journey, semi-structured interviews were conducted with the research participants and
document analysis of pedagogical documents of the institutions. As the investigation
progressed, the data revealed that the process of producing the Base text at the local
level does not seem to have been experienced by educators, or at least not actively,
as the majority do not have recollection of the process. Furthermore, moments of
continuing education on the policy, by the perception of the professionals, seem not to
have occurred or happened in an incipient and not significant way. The research also
showed that, although the professionals advocate the importance of the existence of a
curricular reference and believe that the Base has brought contributions to Early
Childhood Education, this document has not yet been effectively considered in the
construction of teachers' plans and in the school routine, alongside the children. | pt_BR |
dc.description.resumo | A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), política curricular em vigência,
pressupõe o alinhamento da União, distrito federal, estados e municípios na
construção dos currículos, propostas pedagógicas e planos de aula, tendo como
orientador o referencial básico nacional. Embora a BNCC seja percebida como um
documento controverso pela academia em geral, na Educação Infantil, devido à força,
a certa unidade e ao trabalho ativo dos membros e movimentos da área, o texto
homologado conseguiu manter as principais especificidades educacionais das
crianças, asseguradas desde as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação
Infantil (Brasil, 2009a). Dessa forma, compreender o que pensam os educadores
dessa etapa sobre a BNCC e como tem acontecido seu processo de implementação
parece relevante, vez que é nesse momento que a política ganha vida, no contexto
educacional concreto, por meio da atuação de toda a comunidade escolar. Assim, este
estudo objetiva identificar percepções que profissionais da Educação Infantil possuem
sobre a BNCC e compreender como tem se constituído seu processo de
implementação. Para isso, foi desenvolvido um estudo de caso, realizado na
Secretaria de Educação de Coronel Pacheco, Minas Gerais. A amostra foi constituída
pelas oito profissionais que compõem o quadro do magistério da Educação Infantil na
cidade. Durante o percurso metodológico, foram desenvolvidas entrevistas
semiestruturadas com as participantes da pesquisa e a análise documental dos
documentos pedagógicos das instituições. Com o desenvolvimento da investigação,
os dados revelaram que a produção do texto da BNCC, em nível local, não parece ter
sido vivida pelas educadoras ou, pelo menos, não de forma ativa, já que a maioria não
possui recordação sobre o processo. Além disso, os momentos de formação
continuada sobre a política, pela percepção das profissionais, parecem não ter
acontecido ou, ainda, ocorrido de forma incipiente e não significativa. A pesquisa
demonstrou também que, conquanto as profissionais defendam a importância da
existência de um referencial curricular e acreditem que a Base trouxe contribuições
para Educação Infantil, esse documento ainda não tem sido considerado efetivamente
na construção dos planejamentos das professoras e na rotina escolar, junto às
crianças. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Base Nacional Comum Curricular | pt_BR |
dc.subject | BNCC | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Implementação | pt_BR |
dc.subject | National Common Curricular Base | pt_BR |
dc.subject | Early childhood education | pt_BR |
dc.subject | Implementation | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | Base nacional comum curricular: percepções de profissionais da educação infantil sobre a política e seu processo de implementação | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação (Dissertações)
|