https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17014
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
denisemendoncabarbosa.pdf | 1.84 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Dissertação |
Título: | A leitura literária nos anos iniciais do ensino fundamental: um estudo a partir das perspectivas das crianças |
Autor(es): | Barbosa, Denise Mendonça |
Primeiro Orientador: | Silva, Hilda Aparecida Linhares da |
Membro da banca: | Ferreira, Rosangela Veiga Júlio |
Membro da banca: | Jesus, Dedilene Alves de |
Resumo: | Esta pesquisa tem como objetivo principal conhecer e compreender as perspectivas das crianças com relação às suas vivências com o texto literário promovidas em turmas dos anos iniciais do ensino fundamental. Para isso, realizei uma pesquisa qualitativa com abordagem históricocultural por meio dos estudos de Vigotski e Bakhtin e da concepção de infância de Benjamin. Os sujeitos da pesquisa são crianças de turmas de 3º e 4º anos de uma escola municipal de Juiz de Fora. Para a produção dos dados, utilizei como instrumentos de pesquisa a observação participante e a entrevista dialógica. As observações foram realizadas nos momentos de leitura literária desenvolvidas em sala de aula, a partir dos quais foram produzidas notas de campo. A entrevista dialógica foi realizada com pequenos grupos de crianças das duas turmas, no espaço da sala de leitura da escola, e foram gravadas e transcritas. A despeito de ambiguidades, um dado apontado na pesquisa aponta para a potencialidade da escola como espaço privilegiado na formação de leitores. As crianças revelaram que, apesar de algumas condições adversas, elas encontram caminhos possíveis para participar do jogo simbólico que a leitura literária oferece. |
Abstract: | The main objective of this research is to know and understand children’s perspectives regarding their experiences with literary texts promoted in classes in the early years of elementary school. To this end, I carried out qualitative research with a historical-cultural approach through the studies of Vygotsky and Bakhtin and Benjamin’s conception of childhood. The research subjects are children from 3rd and 4th year classes at a municipal school in Juiz de Fora. To produce the data, I used participant observation and dialogical interviews as research instruments. The observations were carried out during the literary reading moments carried out in the classroom, from which field notes were produced. The dialogical interview was carried out with small groups of children from both classes, in the school’s reading room, and were recorded and transcribed. Despite ambiguities, a point highlighted in the research is the school’s potential as a privileged space in the training of readers. The children revealed that, despite some adverse conditions, they find possible ways to participate in the symbolic game that literary reading offers. |
Palavras-chave: | Leitura literária Anos iniciais Perspectiva das crianças Literary reading Early years Children’s perspective |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17014 |
Data do documento: | 15-Dez-2023 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação (Dissertações) |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons