https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16999
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
brunadepaularezende.pdf | 3.75 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Clase: | Dissertação |
Título : | Atividades experimentais no ensino de química: um estudo das práticas epistêmicas e possibilidades discursivas a partir de livros didáticos |
Autor(es): | Rezende, Bruna de Paula |
Orientador: | Silva, Ana Carolina Araújo da |
Miembros Examinadores: | Afonso, Andréia Francisco |
Miembros Examinadores: | Souza, Gahelyka Aghta Pantano |
Resumo: | Esta pesquisa visa investigar a presença das interações discursivas e das práticas epistêmicas nas atividades experimentais dos Livros Didáticos (LDs) de Química, aprovados no Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) de 2018, e dos LDs de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, aprovados no PNLD de 2021. Para atingir tal objetivo de estudo, contabilizamos o número de atividades experimentais presentes em cada capítulo das coleções de LDs. Após essa contagem identificamos que a temática eletroquímica apresenta o maior número de atividades na maioria das coleções analisadas. Desse modo, selecionamos para análise os capítulos que tratam sobre tal temática de dois LDs, um aprovado no PNLD de 2018 e outro aprovado no PNLD de 2021. A decisão de selecionar os capítulos com o maior número de atividades experimentais se justifica por acreditarmos que esses capítulos sejam representativos e possam proporcionar uma análise aprofundada das atividades desse tema. Além disso, as duas coleções selecionadas para análise são escritas por autores que participaram tanto da seleção do PNLD de 2018 quanto do PNLD de 2021, contribuindo para compreender se tais atividades sofreram modificações nos dois editais. Para a análise das atividades experimentais utilizamos como metodologia, a Análise Textual Discursiva. A partir da análise identificamos as seguintes práticas epistêmicas: Construindo dados, Problematizando, Elaborando hipóteses, Concluindo, Considerando diferentes representações para explicar um dado, Descrevendo, Classificando, Usando linguagem representacional, Explicando e Avaliando a consistência dos dados. Essas práticas foram detectadas nos textos introdutórios, procedimentos experimentais e nas questões presentes ao final das atividades, sendo mobilizadas juntas em uma mesma orientação/questão ou individualmente. Não há diferenças significativas nas práticas epistêmicas abordadas no LD aprovado no PNLD de 2018 e no LD aprovado no PNLD de 2021. Na análise dos experimentos, identificamos que as atividades experimentais presentes na coleção aprovada no PNLD de 2018 permitem ao professor adotar uma postura mais Interativa e Dialógica com os estudantes, por apresentarem um quantitativo maior de orientações/questões que exigem a explicação, a descrição de um fenômeno ou o levantamento de hipóteses. Já, as atividades experimentais presentes na coleção aprovada no PNLD de 2021 apresentam um número significativo de orientações/questões que envolvem a classificação ou o uso de linguagem representacional, o que pode levar o docente a adotar uma abordagem de Autoridade e Não interativa, por serem questões que apresentam como única explicação o conhecimento científico. Acreditamos que este trabalho colabora com as pesquisas que analisam as práticas epistêmicas e as interações discursivas. Ademais, contribui para que os atuais e futuros professores da Educação Básica compreendam como esses conceitos podem ser mobilizados em sala de aula a partir dos Livros Didáticos, uma ferramenta muito utilizada por docentes. |
Resumen : | This research aims to investigate the presence of discursive interactions and epistemic practices in the experimental activities of Chemistry Textbooks (TBs), approved in the 2018 National Book and Teaching Material Program, and Natural Sciences TBs and their Technologies, approved in the 2021 National Book and Teaching Material Program. To achieve this study objective, we counted the number of experimental activities present in each chapter of the TBs collections. After this count, we identified that the electrochemical theme presents the largest number of activities in most of the collections analyzed. Therefore, we selected for analysis the chapters that deal with this topic from two TBs, one approved in the National Book and Teaching Material Program of 2018 and the other approved in the National Book and Teaching Material Program of 2021. The decision to select the chapters with the largest number of experimental activities is justified because we believe that these chapters are representative and can provide an in-depth analysis of the activities on this topic. Furthermore, the two collections selected for analysis are written by authors who participated in both the 2018 National Book and Teaching Material Program and 2021 selection, contributing to understanding whether such activities were modified in the two notices. To analyze the experimental activities, we used Discursive Textual Analysis as a methodology. From the analysis we identified the following epistemic practices: Constructing data, Problematizing, Elaborating hypotheses, Concluding, Considering different representations to explain data, Describing, Classifying, Using representational language, Explaining and Evaluating the consistency of the data. These practices were detected in the introductory texts, experimental procedures and in the questions present at the end of the activities, being mobilized together in the same orientation/question or individually. There are no significant differences in the epistemic practices addressed in the TBs approved in the National Book and Teaching Material Program of 2018 and in the TBs approved in the National Book and Teaching Material Program of 2021. In the analysis of the experiments, we identified that the experimental activities present in the collection approved in the National Book and Teaching Material Program of 2018 allow the teacher to adopt a more Interactive stance and Dialogic with students, as they present a greater number of guidelines/questions that require explanation, description of a phenomenon or the raising of hypotheses. Now, the experimental activities present in the collection approved in the National Book and Teaching Material Program 2021 present a significant number of guidelines/questions that involve classification or the use of representational language, which can lead the teacher to adopt an Authority and Noninteractive approach, as they are questions that present scientific knowledge as the only explanation. We believe that this work contributes to research that analyzes epistemic practices and discursive interactions. Furthermore, it helps current and future Basic Education teachers understand how these concepts can be mobilized in the classroom using Textbooks, a tool widely used by teachers. |
Palabras clave : | Livros didáticos Práticas epistêmicas Interações discursivas Textbooks Epistemic practices Discursive interactions |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16999 |
Fecha de publicación : | 27-may-2024 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado em Educação (Dissertações) |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons