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dc.contributor.advisor1Silveira, Emerson José Sena da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9373911393003409pt_BR
dc.contributor.referee1Lages, Sônia Regina Corrêa-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6684928015207123pt_BR
dc.contributor.referee2Portella, Rodrigo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3204481163062725pt_BR
dc.contributor.referee3Abdias, Dartagnan-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2789600501581813pt_BR
dc.contributor.referee4Moraes Júnior, Manoel Ribeiro de-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/2429279552706202pt_BR
dc.creatorLima, Silas Roberto Rocha-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2473608195583528pt_BR
dc.date.accessioned2024-07-26T17:42:39Z-
dc.date.available2024-07-25-
dc.date.available2024-07-26T17:42:39Z-
dc.date.issued2024-03-19-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16978-
dc.description.abstractIn institutions that are part of the Brazilian spiritist movement, meetings are expected to be held with the aim of alleviating the suffering of their attendees, whether physical or spiritual. These meetings, led by mediums and the spirits that assist them in a spiritual institution, form a triple alliance. Therein lies its semantic effectiveness. These spiritist groups play an important role in keeping the health of their members. They seek to restore the physical and spiritual balance of their participants, which has favored the development of therapeutic forms derived from their experiences in serving the public that looks for them. On the other hand, changes in Brazilian spiritism allowed the entry of new therapeutic practices and discourses (apometry, mediumistic specialization, discourse of prosperity and personal happiness). In this regard, the research focused on the triad formed by the Joseph Gleber Holistic Clinic, located in the central region of Minas Gerais, Brazil, by the Minas Gerais medium Robson Pinheiro, who leads it, and by the spirit of a German doctor, Joseph Gleber. In this field of spiritual practices, it has been observed the resignification of spiritist orthodoxy through a system of spiritual treatment that combines Kardecist elements with the ones linked to knowledge and values such as those of the New Era. Methodologically, hybrid methods were adopted: review of fieldwork carried out during the master's thesis, review of spiritist books, and research on audiovisual materials on social media related to the founding medium and the clinic as well. Summing up, the main core is that, in the case of this spiritism, the triad mediumleader, the spirit of the German doctor and the holistic clinic, configured, over time, a holistic spiritism that, without losing Kardecist references, built ritualistic and religious therapies of inclusive and pluralistic nature.pt_BR
dc.description.resumoNas instituições que fazem parte do movimento espírita brasileiro é comum encontrar reuniões com o objetivo de aliviar o estado de sofrimento físico ou espiritual de seus frequentadores. As reuniões, que são conduzidas por médiuns e pelos espíritos que lhes assistem em uma instituição espírita, formam uma tríplice aliança. Aí reside sua eficácia semântica. Esses grupos espíritas assumem uma função relevante na manutenção da saúde de seus frequentadores, pois ali se busca o restabelecimento do equilíbrio físico e espiritual, o que tem favorecido o desenvolvimento de formas terapêuticas derivadas de suas experiências no atendimento ao público que as procura. Por outro lado, as mudanças no espiritismo brasileiro permitiram a entrada de novas práticas terapêuticas e discursos (apometria, especialização mediúnica, discurso da prosperidade e felicidade pessoal). Tendo isso como ponto de partida, a pesquisa se debruçará sobre a tríade formada pela Clínica Holística Joseph Gleber, situada na região central de Minas Gerais, Brasil, sobre o médium mineiro Robson Pinheiro, que lidera a clínica, e sobre o espírito de Joseph Gleber, um médico alemão. Nesse campo de práticas espíritas, observei a ressignificação da ortodoxia da religião por meio de um sistema de tratamento espiritual que combina elementos kardecistas com elementos vinculados a saberes e valores como os da Nova Era. Metodologicamente, foram adotados métodos híbridos: revisão de trabalho de campo realizado na dissertação de mestrado, revisão de livros espíritas e pesquisas sobre materiais audiovisuais em redes sociais ligadas ao médium fundador e à clínica. Em suma, a tese principal é a de que, no caso dessa expressão do espiritismo, a tríade médiumlíder, espírito do médico alemão e a clínica holística, configurou, ao longo do tempo, um espiritismo holístico que, sem perder referências kardecistas, construiu ritualísticas e terapias de cunho religioso, inclusivo e pluralista.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICH – Instituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ciência da Religiãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectHolismopt_BR
dc.subjectTerapias integrativaspt_BR
dc.subjectLiteratura mediúnicapt_BR
dc.subjectJoseph Gleberpt_BR
dc.subjectHolismpt_BR
dc.subjectIntegrative therapiespt_BR
dc.subjectMediumistic literaturept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.title"O médium, o médico do além, a clínica: interfaces e reinterpretações entre espiritismo e terapêuticas "pt_BR
dc.typeTesept_BR
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