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dc.contributor.advisor1Betarelli Junior, Admir Antonio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3620301469610793pt_BR
dc.contributor.referee1Faria, Weslem Rodrigues-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4105225659516241pt_BR
dc.contributor.referee2Proque, Andressa Lemes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6481870125551267pt_BR
dc.creatorFarias, Mariana Malta de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8504711104263129pt_BR
dc.date.accessioned2024-07-26T17:37:35Z-
dc.date.available2024-07-25-
dc.date.available2024-07-26T17:37:35Z-
dc.date.issued2024-02-19-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16973-
dc.description.abstractWith the globalization of trade, only markets equipped with effective transportation systems can compete on a global scale, with railways playing a leading role in this chain. In Brazil, the freight railway sector experienced successive productivity gains after its restructuring in the second half of the 1990s, resulting in direct benefits for the country's export base. These productivity advances in the post-concession period mirrored the global trend of sector restructuring, especially in the context of increasing globalization. The global landscape has made exporting companies more reliant on freight rail transport to enhance their competitiveness in the face of the internationalization of consumption and production. In the country, the freight railway transport sector is organized into defined logistical corridors to facilitate the flow of domestic production to maritime ports. The renewal of concession contracts for railway companies in Brazil impacts the economy at the national level and in various regions. In this context, the dissertation aimsto project the economic and regional effects of thenew phase of railway concessions in Brazil, started in mid 2015. For the simulations, two sets of shocks were constructed, 2017-42 and 2043-60, resultins from variations in productivity and planned investments in the freight rail sector, associated with concession renewals in the Brazilian economy. To achieve this purpose, a dynamic computable general equilibrium model is used, The Enormous Regional Model (TERM-BR), calibrated for the year 2015 and specially developed to deal with highly disaggregated regional data. The model's data structureadequately considers freight rail activity.pt_BR
dc.description.resumoCom a globalização do comércio, apenas os mercados que dispõem de sistemas de transporte eficazes conseguem competir em escala global, sendo as ferrovias protagonistas nessa cadeia. No Brasil, o setor ferroviário de carga experimentou ganhos sucessivos de produtividade após sua reestruturação na segunda metade da década de 1990, resultando em benefícios diretos para a base exportadora da economia brasileira. Estes avanços de produtividade no período pósconcessão refletiram a tendência global de reestruturação do setor, especialmente em um contexto de crescente globalização. A situação global tornou as empresas exportadoras mais dependentes do transporte ferroviário de carga para aumentar sua competitividade diante da internacionalização do consumo e da produção. No país, o setor de transporte ferroviário de carga está organizado em corredores logísticos definidos para facilitar o escoamento da produção doméstica até os portos marítimos. A renovação dos contratos de concessão das empresas ferroviárias no Brasil impacta a economia em nível nacional e em suas diversas regiões. Neste contexto, a dissertação visa projetar os efeitos econômicos e regionais da nova fase de concessões no setor ferroviário de carga no Brasil, iniciada em meados de 2015. Para as simulações foram construídos dois conjuntos de choques, 2017-42 e 2043-60, decorrentes da variação da produção e dos investimentos planejados no setor ferroviário de carga, associados às renovações das concessões na economia brasileira. Para atingir esse propósito, emprega-se um modelo dinâmico de equilíbrio geral computável, o The Enormous Regional Model (TERM-BR), calibrado para o ano de 2015 e especialmente desenvolvido para lidar com dados regionais altamente desagregados. A estrutura de dados do modelo considera adequadamente a atividade ferroviária de carga.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Geraispt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Economiapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Economiapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTransportept_BR
dc.subjectFerroviaspt_BR
dc.subjectConcessãopt_BR
dc.subjectEquilíbrio geral computávelpt_BR
dc.subjectTransportpt_BR
dc.subjectRailwayspt_BR
dc.subjectConcessionpt_BR
dc.subjectComputable general equilibriumpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIApt_BR
dc.titleEfeitos econômicos e regionais da renovação dos contratos de concessão das empresas ferroviárias no Brasilpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Economia Aplicada - CMEA (Dissertações)



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