Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16952
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
fernandorodriguesdasilva.pdf2.78 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Clase: Dissertação
Título : O uso de plantas medicinais para uma aprendizagem significativa em botânica nas aulas de biologia do ensino médio
Autor(es): Silva, Fernando Rodrigues da
Orientador: Aragão, Danielle Maria de Oliveira
Miembros Examinadores: Somavilla, Nádia Silvia
Miembros Examinadores: Barbosa, Daniel Elias Ferreira
Resumo: A Botânica é uma das grandes áreas da biologia que são trabalhadas na educação básica. No entanto, observa-se uma lacuna no ensino sobre plantas no Ensino Médio, que muitos atribuem à complexidade da temática, gerando desinteresse dos discentes e até mesmo dos docentes na abordagem dos temas botânicos. Com intuito de reduzir tal lacuna, e ressignificar o conhecimento que temos sobre as plantas, foi proposto o uso de uma sequência didática com o tema plantas medicinais para desenvolvermos uma aprendizagem significativa em botânica em uma turma do 2º ano do Ensino Médio na Escola Estadual São Pedro, localizada no município de Piau, Minas Gerais. A sequência didática foi dividida em seis etapas com doze aulas de cinquenta minutos, buscando de forma contextualizada dentro do tema plantas medicinais abordar os conteúdos de morfologia, fisiologia e sistemática de plantas. Foi observado que o uso da temática plantas medicinais com a participação da família, tornou a aprendizagem mais significativa, pois os alunos apresentaram avanços na construção dos conhecimentos botânicos. Tal constatação ficou evidenciada com a elaboração de mapas conceituais feitos pelos discentes. Os mesmos mapas também apontaram aspectos a serem retomados evidenciando o quão complexo e desafiador é o ensino de botânica na educação básica.
Resumen : Botany is one of the major areas of biology that are taught in basic education. However, there is a gap in the teaching about plants in high school, which many people attribute to the complexity of the topic, generating a lack of interest among students and even teachers in approaching botanical topics. In order to reduce this gap, and give new meaning to the knowledge that we have about plants, it was proposed the use of a didactic sequence with the theme of medicinal plants to develop significant learning in botany in a 2nd level high school class at Escola Estadual São Pedro, located in the municipality of Piau, Minas Gerais. The didactic sequence was divided in six stages with twelve classes with fifty minutes each, seeking in a contextualized way within the theme of medicinal plants to approach the contents of plant morphology, physiology and systematics. It was observed that the use of the medicinal plants theme with the participation of the family made learning more meaningful, as the students presented advances in the construction of botanical knowledge. This finding was evidenced by the creation of conceptual maps made by the students. The same maps also pointed out aspects to be revisited, highlighting how complex and challenging the teaching of botany in basic education is.
Palabras clave : Botânica
Plantas medicinais
Aprendizagem significativa
Sequência didática
Mapa conceitual
Botany
Medicinal plants
Meaningful learning
Didactic sequence
Conceptual map
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: ICB – Instituto de Ciências Biológicas
Programa: Programa Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus JF)
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16952
Fecha de publicación : 27-mar-2024
Aparece en las colecciones: Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus JF)



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons