Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16950
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
yancelorlandosotohernandez.pdf2.92 MBAdobe PDFView/Open
yancelorlandosotohernandez-produtoeducacional.pdf1.58 MBAdobe PDFView/Open
Type: Dissertação
Title: Manipulações virtualizadas na compreensão do conceito de função linear: uma experiência com estudantes do ensino fundamental
Author: Hernández, Yancel Orlando Soto
First Advisor: Escher, Marco Antônio
Referee Member: Varela, John Alexander Pulido
Referee Member: Rodrigues, Chang Kuo
Resumo: Destaca-se nesta pesquisa, abrangência de ideias em relação ao estudo e manipulação de instrumentos em espaços digitais por meio da construção de determinadas situações da matemática que levem para uma turma de estudantes de ensino fundamental à provocação, discussão e compreensão do conceito de função linear com interações e entendimentos da tecnologia em diversos ambientes virtualizados. Sendo assim, no decorrer, propõe-se apresentar revisões bibliográficas sobre percepções para o entendimento do conceito de função linear na matemática, manipulações dos recursos digitais, uso da tecnologia com materiais e uso das representações no âmbito da Educação Matemática (EM). O objetivo desta pesquisa propõe analisar o emprego de manipulações virtualizadas, uso da linguagem algébrica e representações simbólicas com aplicativos digitais em uma turma de estudantes de oitavo ano, com vistas à compreensão do conceito de função linear. O Produto Educacional (PE) foi elaborado a propósito de uma possível contribuição final aos professores para seu trabalho em sala de aula, voltado para as noções da função linear com manipulações virtualizadas apoiadas em recursos digitais seguindo uma metodologia qualitativa, organizada dentro da estrutura a seguir: formulações iniciais, aplicação de situações, categorização da informação e conclusão das execuções levantadas. Algumas das principais ideias da pesquisa tem relação com a elaboração de uma testagem inicial com um diagnóstico para a função linear, auxiliado de elementos tecnológicos com um Produto Educacional focado em atividades disponibilizadas e organizadas para serem aproveitadas com diversidade de aplicativos e recursos digitais. As conclusões desta escrita visaram identificar a relevância das concepções elaboradas na revisão bibliográfica com apreciações preliminares que serão fonte para classificação e melhoramento das manipulações e dinâmica com material digital em sala de aula e espaços síncronos ou assíncronos utilizando entornos tecnológicos.
Abstract: This ongoing project, covering primary ideas in relation to the study and manipulation of instruments in digital spaces through the construction of certain mathematical situations that lead to a class of elementary school students to provoke, discuss and understand the concept of linear function with interactions and understandings of technology in a virtualized environment. Thus, in the course of this document, it is proposed to present bibliographic reviews on conceptions and perceptions for the understanding of the concept of linear function in mathematics, manipulations of digital resources, use of technology with materials and understanding of representations and learning in the field of Mathematics Education. The objective of this project proposes to analyze the use of virtualized manipulations, use of language and its representations to understand the concept of linear function. The Educational Product (EP) was designed as a possible final contribution to teachers for their work in the classroom, focused on the notions of linear function with virtualized manipulations supported by digital resources following a qualitative methodology, organized within the following structure: formulations, application of situations, categorization of information and completion of the executions raised. Some of the main ideas of the project are related to the elaboration of an initial test with a diagnosis of previous concepts for the linear function aided by technological elements with an educational product that is focused on activities available in space to study the chosen theme with diversity of applications and digital resources. The conclusions of this writing aim to identify the relevance of the conceptions elaborated in the literature review with preliminary assessments that will be a source for classification and improvement of manipulations and dynamics with digital material in the classroom and synchronous or asynchronous spaces using technological surroundings.
Keywords: Laboratório de educação matemática
Tecnologias digitais
Função linear
Linguagem e aprendizagem
Manipulação de objetos virtuais
Mathematical education laboratory
Digital technologies
Linear function
Language and learning
Virtual objects manipulation
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: ICE – Instituto de Ciências Exatas
Program: Programa de Pós-graduação em Educação Matemática
Access Type: Acesso Aberto
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16950
Issue Date: 15-Jan-2024
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Educação Matemática (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons