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dc.contributor.advisor1Sampaio, Kelly Cristine Baião-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9601408530241997pt_BR
dc.contributor.referee1Eller, Kalline Carvalho Gonçalves-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee2Estevam, Lígia Carmo Franco-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.creatorAlmeida, Maria Clara Carvalho Dominato de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6300290001206702pt_BR
dc.date.accessioned2024-07-19T13:24:59Z-
dc.date.available2024-03-06-
dc.date.available2024-07-19T13:24:59Z-
dc.date.issued2023-11-10-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16932-
dc.description.abstractIn the context of social media, the figure of the digital influencer has emerged, who has come to operate by promoting and disseminating products and services of a particular brand to their followers through advertising, aiming to boost sales and encourage consumption among their audience. However, with the advent of this profession, some advertisements have begun to be disseminated illicitly, disregarding ethical and regulatory standards, resulting in harm to consumers and society at large. This has raised the question of whether digital influencers could be held civilly liable for the dissemination of illicit advertising and whether they should be required to compensate for the damages caused to their followers. In light of this scenario, the present academic work aims to investigate the doctrinal and jurisprudential treatment of this issue, addressing the two existing currents and demonstrating the possibility of civil liability for digital influencers in cases of illicit advertising, due to the established consumer relationship.pt_BR
dc.description.resumoNo contexto das redes sociais, surgiu a figura do influenciador digital, que passou a atuar de forma e veicular, por meio da publicidade, produtos e serviços de uma determinada marca para seus seguidores, de forma a alavancar vendas e estimular o consumo de seus seguidores. Todavia, com o advento dessa profissão, algumas publicidades passaram a ser veiculadas de forma ilícita, desrespeitando padrões éticos e normativos, gerando danos aos consumidores e à coletividade. Diante disso, passou-se a questionar se os influenciadores digitais poderiam, diante da veiculação de uma publicidade ilícita, ser responsabilizados civilmente, sendo obrigados a repararem os danos gerados aos seus seguidores. Sendo assim, o presente trabalho tem como finalidade investigar o tratamento doutrinário e jurisprudencial a respeito do tema, perpassando pelas duas correntes existentes, demonstrando a possibilidade de reparação de dano do influenciador digital perante as publicidades ilícitas, em razão da relação de consumo existente.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Direitopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectDireito digitalpt_BR
dc.subjectRedes sociaispt_BR
dc.subjectSociedade de consumopt_BR
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.subjectPublicidadept_BR
dc.subjectPoder de persuasãopt_BR
dc.subjectInfluenciadores digitaispt_BR
dc.subjectPublicidade ilícitapt_BR
dc.subjectResponsabilidade civilpt_BR
dc.subjectTechnologypt_BR
dc.subjectDigital lawpt_BR
dc.subjectSocial mediapt_BR
dc.subjectConsumer societypt_BR
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.subjectAdvertisingpt_BR
dc.subjectPersuasive powerpt_BR
dc.subjectDigital influencerspt_BR
dc.subjectIllicit advertisingpt_BR
dc.subjectCivil liabilitypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITOpt_BR
dc.titleResponsabilidade civil do influenciador digital: uma análise da publicidade ilícita em face das relações de consumo digitaispt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Faculdade de Direito - TCC Graduação



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