https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16921
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
alinecristinarobadelnobre.pdf | 5.26 MB | Adobe PDF | View/Open | |
alinecristinarobadelnobre-produtoeducacional.pdf | 1.7 MB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Botelho, Patrícia Pedrosa | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6485393516879024 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Oliveira, Natalino da Silva de | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8958870038386049 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Mendes, Marco Aurélio de Sousa | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/ | pt_BR |
dc.creator | Nobre, Aline Cristina Robadel | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3885460812969393 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-07-19T11:05:33Z | - |
dc.date.available | 2024-07-16 | - |
dc.date.available | 2024-07-19T11:05:33Z | - |
dc.date.issued | 2024-03-08 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16921 | - |
dc.description.abstract | The objective of this work is to elaborate an interventional proposal for learning literary reading and to develop it with the intention of expanding literary literacy promoting the creation of a community of readers and privilege competences of reading and writing on the young reader of the 7th grade of elementary school in a state school in the city of Reduto - Minas Gerais, making use of the book Malala, a menina que queria ir para a escola (Carranca, 2015). The research starts from Paulino and Cosson´s (2009) and Cosson´s (2016) literary literacy theories, from Cosson´s (2018) and Colomer´s (2007) community of readers based on the precepts of Cosson´s (2016) expanded sequence. One aims to seek a deepening of literary reading through the steps that make up the didactic sequence. This is based upon Candido's (2011), Todorov's (2009), Freire's (1987; 2004), Zilberman's (2009), Gancho's (1991), Eagleton's (2017) theoretical references in order to corroborate the conception of literature that is outlined. It is noteworthy that this thesis is based on Thiollent´s (2011) action research structure associating theories of literary literacy with teaching practices to build an intervention instrument to verify how the relationship between theory and practice can contribute as a factor of modification of the observed reality and as an effect. | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho teve por finalidade elaborar uma proposta interventiva de aprendizagem de leitura literária fazendo uso da obra Malala, a menina que queria ir para a escola (Carranca, 2015), e de desenvolvê-la com a intenção de promover a criação de uma comunidade de leitores, de ampliar o repertório literário dos discentes, de privilegiar a competência de leitura e de escrita compreendendo como ocorre o processo de aprendizagem pelo viés do letramento literário com jovens leitores, alunos do 7º ano do ensino fundamental II de uma escola pública estadual da cidade de Reduto-MG. A pesquisa partiu das teorias de letramento literário de Paulino e Cosson (2009) e de Cosson (2016), de comunidade de leitores de Cosson (2018) e de Colomer (2007) e respaldou-se na sequência expandida de Cosson (2016), buscando viabilizar o aprofundamento da leitura literária por meio de etapas que compõem a sequência didática. Essa dissertação se ancorou em pressupostos teóricos de Candido (2011), Todorov (2009), Freire (1987; 2004), Zilberman (2009), Gancho (1991) e Eagleton (2017) como referências que corroboram a concepção de literatura que aqui se delineia. Vale salientar que essa pesquisa se fundamenta na estrutura da pesquisa-ação de Thiollent (2011) para propor um trabalho associando as teorias do letramento literário às práticas docentes com o intuito de construir um instrumento de intervenção a fim de verificar como a relação teoria e prática pode contribuir como fator de modificação da realidade observada e como efeito gerador de uma significativa mudança na aprendizagem. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Letras | pt_BR |
dc.publisher.program | Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Malala | pt_BR |
dc.subject | Letramento literário | pt_BR |
dc.subject | Comunidade de leitores | pt_BR |
dc.subject | Sequência expandida | pt_BR |
dc.subject | Malala | pt_BR |
dc.subject | Literary literacy | pt_BR |
dc.subject | Community of readers | pt_BR |
dc.subject | Expanded sequence | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | pt_BR |
dc.title | Letramento literário no 7º ano do ensino fundamental II: uma proposta de leitura para a obra Malala, a menina que queria ir para a escola | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS (Dissertações) |
This item is licensed under a Creative Commons License