Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16921
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
alinecristinarobadelnobre.pdf5.26 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
alinecristinarobadelnobre-produtoeducacional.pdf1.7 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Dissertação
Título: Letramento literário no 7º ano do ensino fundamental II: uma proposta de leitura para a obra Malala, a menina que queria ir para a escola
Autor(es): Nobre, Aline Cristina Robadel
Primeiro Orientador: Botelho, Patrícia Pedrosa
Membro da banca: Oliveira, Natalino da Silva de
Membro da banca: Mendes, Marco Aurélio de Sousa
Resumo: Este trabalho teve por finalidade elaborar uma proposta interventiva de aprendizagem de leitura literária fazendo uso da obra Malala, a menina que queria ir para a escola (Carranca, 2015), e de desenvolvê-la com a intenção de promover a criação de uma comunidade de leitores, de ampliar o repertório literário dos discentes, de privilegiar a competência de leitura e de escrita compreendendo como ocorre o processo de aprendizagem pelo viés do letramento literário com jovens leitores, alunos do 7º ano do ensino fundamental II de uma escola pública estadual da cidade de Reduto-MG. A pesquisa partiu das teorias de letramento literário de Paulino e Cosson (2009) e de Cosson (2016), de comunidade de leitores de Cosson (2018) e de Colomer (2007) e respaldou-se na sequência expandida de Cosson (2016), buscando viabilizar o aprofundamento da leitura literária por meio de etapas que compõem a sequência didática. Essa dissertação se ancorou em pressupostos teóricos de Candido (2011), Todorov (2009), Freire (1987; 2004), Zilberman (2009), Gancho (1991) e Eagleton (2017) como referências que corroboram a concepção de literatura que aqui se delineia. Vale salientar que essa pesquisa se fundamenta na estrutura da pesquisa-ação de Thiollent (2011) para propor um trabalho associando as teorias do letramento literário às práticas docentes com o intuito de construir um instrumento de intervenção a fim de verificar como a relação teoria e prática pode contribuir como fator de modificação da realidade observada e como efeito gerador de uma significativa mudança na aprendizagem.
Abstract: The objective of this work is to elaborate an interventional proposal for learning literary reading and to develop it with the intention of expanding literary literacy promoting the creation of a community of readers and privilege competences of reading and writing on the young reader of the 7th grade of elementary school in a state school in the city of Reduto - Minas Gerais, making use of the book Malala, a menina que queria ir para a escola (Carranca, 2015). The research starts from Paulino and Cosson´s (2009) and Cosson´s (2016) literary literacy theories, from Cosson´s (2018) and Colomer´s (2007) community of readers based on the precepts of Cosson´s (2016) expanded sequence. One aims to seek a deepening of literary reading through the steps that make up the didactic sequence. This is based upon Candido's (2011), Todorov's (2009), Freire's (1987; 2004), Zilberman's (2009), Gancho's (1991), Eagleton's (2017) theoretical references in order to corroborate the conception of literature that is outlined. It is noteworthy that this thesis is based on Thiollent´s (2011) action research structure associating theories of literary literacy with teaching practices to build an intervention instrument to verify how the relationship between theory and practice can contribute as a factor of modification of the observed reality and as an effect.
Palavras-chave: Malala
Letramento literário
Comunidade de leitores
Sequência expandida
Malala
Literary literacy
Community of readers
Expanded sequence
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Letras
Programa: Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16921
Data do documento: 8-Mar-2024
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS (Dissertações)



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons