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dc.creatorCampos, Monique-
dc.creatorPernisa Júnior, Carlos-
dc.date.accessioned2024-07-18T20:21:55Z-
dc.date.available2024-07-18-
dc.date.available2024-07-18T20:21:55Z-
dc.date.issued2023-10-23-
dc.citation.issue4pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16911-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho discute a condição atual da fotografia de notícia e traça perspectivas sobre as interações contemporâneas com o fotojornalismo pelas vias teóricas da midiatização profunda (COULDRY; HEPP, 2016; HEPP, 2020; CARLÓN, 2020) e da ubiquidade (LEMOS, 2021; SANTAELLA, 2007, 2013). A fotografia jornalística se inscreveu no contexto das condições e repercussões das visualidades na sociedade moderna enquanto relevante construtora de sentidos sobre os acontecimentos do mundo. Na sociedade da informação, altera-se o paradigma imagético: a desterritorialização e a extensão da fotografia para direções inéditas marcam o contexto atual, incluindo as ligações renovadas com a arte, afirmação da individualidade do fotógrafo e do dialogismo, o que ressalta o seu regime de expressão (ROUILLÉ, 2009). A digitalização inaugurou processos transformados de usos e interações com a fotografia jornalística, a qual passa a não ter uma existência física e sim simulada, a partir de dados binários. Assim, toda uma lógica de institucionalização e legitimação do fotojornalismo é abalada, de modo que elementos tradicionais – o testemunho, o instantâneo e o modelo pautado pela objetividade – cedem lugar para o que caracteriza a fotografia expandida (AVANCINI, 2017). Nesse conceito estão incluídas dimensões complexas, como a entrada da realidade virtual, aumentada e mista (SANTAELLA, 2021). Os fluxos das notícias se dão sob novas estruturas, assim como modificam-se os elementos de reconhecimento dos papéis sociais e valores jornalísticos. No que diz respeito às sociabilidades, cada vez mais artefatos se tornam dispositivos de mídia interconectados e, dessa maneira, há uma intensificação da dependência das infraestruturas e conteúdos midiáticos por parte dos atores sociais. A lógica está baseada na programação do consumo e geração de dados – a mediação automatizada. Nesse contexto comunicacional, entram em cena os dispositivos móveis e a institucionalização de uma gama de plataformas digitais que passam a compor os processos interacionais, remodelando, entre outros valores públicos, os das notícias (VAN DIJCK; POELL; WALL, 2018). A ideia de plataforma se baseia na conectividade e no intercâmbio de dados, já que tecnologia e atividade interativa constituem suas lógicas e infraestruturas (D´ANDRÉA, 2020). De forma intrínseca à plataformização, o fotojornalismo para dispositivos móveis traduz uma série de implicações da convergência entre mobilidade física e informacional (SILVA, 2015), incluindo os aspectos tecnológicos como câmeras de alta qualidade nos smatphones, facilidade de acesso e uso de aplicativos de edição fotográfica, além dos sistemas de geolocalização. Assim, o fotojornalismo pensado para os dispositivos móveis ganha amplitude pela sua configuração voltada aos entrecruzamentos dos espaços de fluxos e dos de lugar, enquanto elemento da comunicação ubíqua (SANTAELLA, 2003). As fotografias jornalísticas compõem diversos ecossistemas comunicacionais e redes interativas, integrando a vida online e offline em seus modos de proliferação, apropriação e manipulação. Nesse sentido, mobilizamos teorias e pesquisas com o intuito de compreendermos as inter-relações entre processos sociais e fenômenos tecnológicos no que diz respeito às imagens fotojornalísticas. Como resultado, delineamos aspectos relevantes a serem observados em uma pesquisa empírica, de caráter qualitativo, que busca os sentidos redirecionados ao fotojornalismo na experiência noticiosa e enquanto fenômeno cultural.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.relation.ispartofEncontro de Semiótica do Projetopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
dc.subjectFotojornalismopt_BR
dc.subjectMidiatização profundapt_BR
dc.subjectDispositivos móveispt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
dc.titleTecnologias digitais e os sentidos da imagem fotojornalística contemporâneapt_BR
dc.title.alternativeDigital technologies and the meanings of contemporary photojournalistic imagespt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.contributor.organizadorBraida, Fredericopt_BR
dc.contributor.organizadorNojima, Vera Lúciapt_BR
dc.contributor.organizadorCoutinho, Taís de Souza Alvespt_BR
dc.contributor.organizadorCampos, Fernanda de Façanha ept_BR
dc.contributor.organizadorFerreira, Isabela de Mattospt_BR
Appears in Collections:4º Encontro de Semiótica do Projeto



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