Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16909
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
fernandamorais.pdf255.73 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Artigo de Evento
Título : Sustentabilidade comunicacional e cultura popular: pesquisa, análise e representação do festejo dos Bate-Bolas
Otros títulos : Communicational sustainability and popular culture: research, analysis and representation of the bate-bolas celebration
Autor(es): Morais, Fernanda
Gamba Junior, Nilton Gonçalves
Organizador: Braida, Frederico
Nojima, Vera Lúcia
Coutinho, Taís de Souza Alves
Campos, Fernanda de Façanha e
Ferreira, Isabela de Mattos
Resumo: Este trabalho é um recorte da pesquisa que vem sendo desenvolvida no doutoramento em Design em que investiga como um ilustrador, alteritário a um determinado contexto, pode pesquisá-lo, analisá-lo e comunicá-lo expressivamente fomentando a reflexão sobre um ato responsável ao articular questões éticas e políticas por meio da análise da imagem. A tese tem como campo de pesquisa grupos de Bate-Bolas (mascarados do carnaval) da periferia do Rio de Janeiro. Representar um contexto cultural é um desafio de responsabilidade social e que nos faz perguntar se um ato de representação pode “poluir, intoxicar, falir e prejudicar processos ou sociedades” (GAMBA; SARMENTO, 2019) – uma das questões basilares do que denominamos de sustentabilidade comunicacional. O festejo dos Bate-Bolas encontra-se em um lugar de disputa entre dois discursos: por um lado uma imagem contaminada pelos preconceitos e pelo estigma da violência, constantemente reiterado pela mídia hegemônica, que chamamos “olhar de fora”; por outro, o “olhar de dentro”, dos brincantes, reconhece a cultura bate-bola essencialmente por sua expressão artística, pela intensa produção estética e esforço empenhado na criação das fantasias. Portanto, consideramos que elaborar um “olhar híbrido” sobre a cultura bate-bola, ou seja, investigar e assimilar as significações relativas ao festejo atribuídas pelos brincantes seria uma premissa para a construção de uma comunicação socialmente responsável sobre a manifestação. Visando esse objetivo, propomos um estudo particular com o recorte de observação na casaca da fantasia e a elaboração de uma análise semiológica sobre esse artefato. Nos pautamos nos conceitos da semiologia da realidade e da linguagem pedagógica das coisas de Pier Paolo Pasolini (1981) (1990), que favorece a análise crítica sobre contextos culturais articulando aspectos estéticos, sociais e políticos, para investigar as expressões estéticas de culturas locais. As casacas, peça central da indumentária, são confeccionadas a cada ano pelas turmas em processos artesanais ou industriais e sintetizam em imagens o enredo escolhido. Por isso, são consideradas o “coração” da fantasia. Como metodologia, propomos um estudo sobre o processo produtivo das casacas envolvendo a realização de um documentário com o passo a passo da criação. Os registros foram feitos nos barracões dos artistas enquanto eles trabalhavam, e o roteiro e a direção pensado com eles em uma relação horizontal entre pesquisadores e agentes do campo. Assim, estratégias de design em parceria com dimensão colaborativa foram aplicadas como metodologia de pesquisa intervenção. Como resultado, foi produzido um documentário que atende às premissas da sustentabilidade comunicacional. O processo de produção possibilitou mapear as etapas envolvidas na criação das casacas e uma melhor compreensão sobre materiais, técnicas e métodos envolvidos no processo. Com isso prospectamos a elaboração de uma análise híbrida sobre o artefato, que conjugue diversas camadas de leitura para articular uma leitura semiológica, e sobre o contexto cultural no qual ele se insere. O artigo encerra descrevendo os resultados dessa etapa, sua função e os desdobramentos de seu uso na pesquisa.
Resumen : -
Palabras clave : Cultura popular
Design
Sustentabilidade
Comunicação
Bate-bola
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16909
Fecha de publicación : 23-oct-2023
Aparece en las colecciones: 4º Encontro de Semiótica do Projeto



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons