Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16906
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
francinedasilvapujol.pdf772.06 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorPujol, Francine da Silva-
dc.creatorRenata, Patrícia Corrêa Coutinho-
dc.date.accessioned2024-07-18T19:26:07Z-
dc.date.available2024-07-18-
dc.date.available2024-07-18T19:26:07Z-
dc.date.issued2023-10-23-
dc.citation.issue4pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16906-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa explorou a cidade de São Borja, localizada na fronteira oeste do estado do Rio Grande do Sul, considerada uma das mais antigas do estado e berço de importantes eventos históricos e culturais. A facilidade de publicação e compartilhamento de conteúdo e o desenvolvimento de novas tecnologias têm afetado a maneira de contar histórias, fazendo com que narrativas que antes eram contadas através de textos e imagens, hoje sejam contadas nas redes sociais, principalmente no Instagram, através de recursos audiovisuais como fotos e vídeos. A partir disso, partimos do pressuposto de que a utilização de postagens publicadas em perfis pessoais ou empresariais públicos, no Instagram, poderia se apresentar como uma forma para compreendermos como a cidade de São Borja tem sua história contada. Nessa perspectiva, considerou-se que narrativas podiam ser desenvolvidas sobre a cidade de São Borja/RS a partir da análise de postagens públicas disponíveis no Instagram. A partir disso, chegamos à questão norteadora desta pesquisa: quais os sentidos em circulação sobre São Borja “terra dos presidentes” nos perfis públicos do Instagram na criação de uma narrativa criativa sobre a cidade? O objetivo geral do estudo foi o de conhecer os sentidos em circulação sobre a cidade na criação de uma narrativa criativa, enquanto os objetivos específicos incluíram a discussão do conceito de narrativa criativa, o mapeamento dos sentidos presentes nas publicações disponíveis em perfis públicos com a hashtag #terradospresidentes e a identificação das potencialidades oferecidas pelo Instagram para essa construção narrativa. A produção desse trabalho se justifica pela relevância de contribuir para o campo científico-teórico, enriquecendo os estudos de comunicação e indústria criativa. Além disso, oferece uma abordagem prática ao analisar postagens no Instagram, promovendo a compreensão das potencialidades das mídias sociais. No âmbito social, destaca a importância de valorizar o espaço geográfico da cidade e a perspectiva dos atores sociais que nela habitam. O estudo é uma pesquisa qualitativa, que não busca obter quantificação de valores ou trocas simbólicas, desenvolvido a partir de uma pesquisa básica, bibliográfica e documental, onde os documentos considerados são as postagens retiradas de perfis públicos no Instagram. Além disso, o trabalho seguiu uma metodologia que incluiu a análise de conteúdo de Bardin (2011), com foco na análise de 100 postagens públicas com a hashtag #terradospresidentes no Instagram. Os resultados revelaram que a narrativa criativa de São Borja transcende o título oficial da cidade e abrange uma série de sentidos e significados, proporcionando uma compreensão mais profunda do seu espaço. Para além disso, também mostraram refletir a presença e a contribuição das Indústrias Criativas na cidade, impulsionando o desenvolvimento econômico e cultural local. Afinal, embora não fosse nosso objetivo, a análise dos dados nos conduziu a perceber uma identificação entre os sentidos em circulação nas postagens e os setores criativos vinculados à Indústria Criativa, conforme a UNCTAD, 2010. Por fim, entendemos que as publicações analisadas eram fragmentos que, interconectados pela hashtag, podem ser lidos como uma narrativa sobre a cidade, promovendo uma leitura que destaca atributos aos setores criativos.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.relation.ispartofEncontro de Semiótica do Projetopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
dc.subjectNarrativa criativapt_BR
dc.subjectSão Borjapt_BR
dc.subjectInstagrampt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
dc.title#Terradospresidentes: uma narrativa criativa sobre a cidade de São Borja/RS no Instagrampt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.contributor.organizadorBraida, Fredericopt_BR
dc.contributor.organizadorNojima, Vera Lúciapt_BR
dc.contributor.organizadorCoutinho, Taís de Souza Alvespt_BR
dc.contributor.organizadorCampos, Fernanda de Façanha ept_BR
dc.contributor.organizadorFerreira, Isabela de Mattospt_BR
Appears in Collections:4º Encontro de Semiótica do Projeto



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons