https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16905
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
viniciuscabralribeiro.pdf | 289.48 kB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Ribeiro, Vinicius Cabral | - |
dc.creator | Franco, Juliana Rocha | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-18T19:25:48Z | - |
dc.date.available | 2024-07-18 | - |
dc.date.available | 2024-07-18T19:25:48Z | - |
dc.date.issued | 2023-10-23 | - |
dc.citation.issue | 4 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16905 | - |
dc.description.abstract | - | pt_BR |
dc.description.resumo | O termo “textura”, em sua etimologia, está ligado aos conceitos de tecido, encadeamento e ligação. Nas artes visuais, a textura tem sido historicamente associada às características materiais e táteis presentes em uma imagem, representando as propriedades intrínsecas e gerais de uma superfície, como uma tela ou uma gravura. Este estudo tem como objetivo explorar como a produção audiovisual contemporânea de filmes e séries, apoiada por tecnologias digitais tanto na captura quanto na reprodução, manifesta características específicas em relação a elementos visuais, notadamente a textura, e sua interação com outros elementos, como cor e composição. A hipótese central deste estudo é a de que, por meio da textura, ocorre um processo de homogeneização da percepção visual. Observa- se, por exemplo, que em um mesmo serviço de streaming, como a Netflix, diferentes conteúdos frequentemente apresentam propriedades qualitativas muito similares. Para analisar essa questão, recorremos à teoria de Charles Sanders Peirce, especialmente às categorias de signos e às definições específicas de Qualisigno, Ícone e Rema. Utilizando essas bases teóricas, este estudo realizou uma análise de quadros (frames) de diferentes séries disponíveis na Netflix, demonstrando profundas similaridades relacionadas à textura entre elas. Este trabalho se apoia nas semioses de primeiridade, destacando o Qualisigno como um elemento fundamental para a decomposição das propriedades qualitativas das imagens de séries capturadas em locais geograficamente distintos, com enredos e conceitos extremamente diversos, mas que compartilham similaridades notáveis na perspectiva das talidades. O objetivo principal é evidenciar como a semiótica pode ser uma ferramenta valiosa para a compreensão das experiências sensoriais ao interagir com a fotografia digital de diversos produtos dentro de uma mesma plataforma de streaming. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Encontro de Semiótica do Projeto | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | * |
dc.subject | Audiovisual | pt_BR |
dc.subject | Semiótica | pt_BR |
dc.subject | Digital | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO | pt_BR |
dc.title | Texturas do olhar digital: um estudo semiótico sobre a padronização fotográfica em séries de streaming | pt_BR |
dc.title.alternative | Textures in digital visual reception: a semiotic study of photographic sameness in series from a streaming service | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.contributor.organizador | Braida, Frederico | pt_BR |
dc.contributor.organizador | Nojima, Vera Lúcia | pt_BR |
dc.contributor.organizador | Coutinho, Taís de Souza Alves | pt_BR |
dc.contributor.organizador | Campos, Fernanda de Façanha e | pt_BR |
dc.contributor.organizador | Ferreira, Isabela de Mattos | pt_BR |
Appears in Collections: | 4º Encontro de Semiótica do Projeto |
This item is licensed under a Creative Commons License