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Type: Artigo de Evento
Title: Signos verbais e não verbais: a contribuição da semiótica para a construção da identidade visual de uma marca
Other Titles: Verbal and non-verbal signs: the contribution of semiotics to the construction of a brand’s visual identity
Author: Mendes, Rodrigo Bicalho
Alves, Taís
Braida, Frederico
Campos, Fernanda de Façanha e
Lauria, Laura
Organizer: Braida, Frederico
Nojima, Vera Lúcia
Coutinho, Taís de Souza Alves
Campos, Fernanda de Façanha e
Ferreira, Isabela de Mattos
Resumo: Este estudo versa sobre a contribuição das teorias semióticas para a criação da identidade visual de uma marca por meio da criação de representações simbólicas. A questão central do estudo foi: como os signos verbais e não verbais podem ser empregados de forma eficaz na construção da identidade de uma marca? Para responder a essa pergunta, foi realizado um estudo bibliográfico sobre a aplicação de recursos da semiótica aplicados ao design gráfico e sobre os conceitos de identidade visual. O objetivo foi identificar como o design gráfico pode utilizar os recursos simbólicos para criar uma identidade visual. Como referencial teórico foram utilizados autores da Semiótica francesa como Saussure e Roland Barthes para o estudo dos signos verbais e da semiótica Peirceana para a criação dos signos visuais, incluindo logotipos, cores, tipografia e elementos visuais planejados e projetados para criar uma imagem que permita a comunicação da marca com seu público-alvo. Foram utilizados autores que pesquisam o conceito de identidade visual das marcas como sendo composta pelo conjunto de elementos visuais e gráficos que representam a essência, os valores e a personalidade de uma marca (Peón, 2003). Como recurso metodológico, foi realizado um estudo qualitativo, com análise descritiva dos signos verbais e não verbais de uma marca. Como resultado, foi elaborado um projeto de identidade visual para o 4º Encontro de Semiótica do Projeto, evento dedicado às reflexões acadêmicas que teve como tema “Comunicação, linguagens e processos criativos na era da inteligência artificial”, ocorrido de forma on-line, nos dias 23 e 24 de outubro de 2023. A análise de Saussure destacou os aspectos linguísticos, como a escolha de palavras e mensagens verbais. Por sua vez, a abordagem de Peirce se concentrou nos signos não verbais, como cores, formas, ícones e imagens. Foram utilizadas técnicas do design gráfico para criar a identidade visual do evento. Através da análise semiótica, os signos verbais e não verbais foram integrados ao contexto da marca, proporcionando uma experiência visual. Isso forneceu uma base para a criação da identidade visual, identificando os principais conceitos que seriam comunicados. Espera-se esse estudo possa servir como um modelo para a criação de identidades visuais em outros contextos organizacionais, demonstrando a aplicabilidade da semiótica no campo do design gráfico.
Abstract: -
Keywords: Semiótica
Identidade visual
Marca
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Access Type: Acesso Aberto
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16903
Issue Date: 23-Oct-2023
Appears in Collections:4º Encontro de Semiótica do Projeto



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