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dc.creatorAlves, Davi Neiva-
dc.creatorBatista, Fabiano Eloy Atílio-
dc.date.accessioned2024-07-18T19:24:26Z-
dc.date.available2024-07-18-
dc.date.available2024-07-18T19:24:26Z-
dc.date.issued2023-10-23-
dc.citation.issue4pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16901-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoA amputação de membros é um processo traumático, que faz com que a pessoa amputada tenha que lidar durante o pós-operatório ou após ao acidente, com: dores fantasmas, riscos de infecção, problemas de mobilidade urbana, problemas com a autoimagem, além do estigma social ligado a essa condição, onde a sociedade vê o amputado como uma pessoa que não possui a capacidade de realizar tarefas consideradas habituais para uma pessoa não amputada (Goffman, 2004). Após a amputação de membros, o paciente precisa de um tratamento multidisciplinar, que deve incluir: psicólogos, médicos ortopedistas, protesistas, além de uma rede de apoio formada por familiares e amigos. Porém, tal cenário raramente se estrutura de forma adequada. Uma das partes do processo de recuperação pode incluir o uso de próteses. Em algumas ocasiões, as próteses recebem uma capa, oferecendo carac terísticas diferentes do membro que foi amputado, permitindo com essa nova abordagem projetual, que seu usuário tenha a opção de demonstrar um pouco de sua identidade por meio das características das suas capas de próteses (Sudjic, 2010). Essas características podem ser, por exemplo: cores do time para o qual a pessoa torce, formas que remetam ao seu herói ou ídolo, uma estética que mostre ao observadores das capas que seu dono gosta de determinada marca automobilística, entre outras inúmeras e até mesmo inexploradas oportunidades. Empresas que produzem essas capas de próteses, surgiram no século XXI e tiveram um crescimento considerável desde então, estando pulverizadas atualmente em todos os continentes. O presente estudo pretende fazer uma ampla busca na internet e em redes sociais, pelas empresas que produzem as capas de próteses no intuito de tentar compreender a semiótica projetual de cada uma delas. Os produtos em pauta, quando projetados por meio de um processo de design focado nas expectativas de seus usuários, podem ter papel crucial em sua autoestima, melhorando sua qualidade de vida e permitindo a reinserção social.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.relation.ispartofEncontro de Semiótica do Projetopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
dc.subjectDesignpt_BR
dc.subjectCapas de prótesespt_BR
dc.subjectSemióticapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
dc.titleSemiótica e capas de próteses: levantamento de empresas produtoras e suas respectivas semióticas projetuaispt_BR
dc.title.alternativeSemiotics and prosthetic covers: survey of producing companies and their respective design semioticspt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.contributor.organizadorBraida, Fredericopt_BR
dc.contributor.organizadorNojima, Vera Lúciapt_BR
dc.contributor.organizadorCoutinho, Taís de Souza Alvespt_BR
dc.contributor.organizadorCampos, Fernanda de Façanha ept_BR
dc.contributor.organizadorFerreira, Isabela de Mattospt_BR
Appears in Collections:4º Encontro de Semiótica do Projeto



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