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dc.creatorBatista, Fabiano Eloy Atílio-
dc.creatorAlves, Davi Neiva-
dc.date.accessioned2024-07-18T18:49:37Z-
dc.date.available2024-07-17-
dc.date.available2024-07-18T18:49:37Z-
dc.date.issued2023-10-23-
dc.citation.issue4pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16896-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoOs meios de comunicação, como o rádio, jornais, televisão, internet e, em particular, as revistas, foco deste estudo, desempenham um significativo papel na sociedade, trazendo transformações expressivas em diversos aspectos da interação e comunicação humana. Esses canais de comunicação, cada um com suas características próprias, introduziram mudanças substanciais na maneira como percebemos e vivenciamos a realidade. Além disso, em conexão com várias mudanças sociais e avanços científico-tecnológicos, esses meios de comunicação contribuíram para transformações sociais de extrema importância, exercendo influência sobre esferas pública e privada, alteraram culturas e moldando pensamentos (Silverstone, 2002; Thompson, 2009; Batista, 2021). Nesse sentido, este estudo buscou refletir, de forma qualitativa-descritiva, por meio de uma “Análise da Imagem” (Joly, 2012) sobre as representações simbólicas de pessoas negras/pretas na revista de moda ‘Vogue’ em sua versão Estadunidense. A escolha da revista se dá por ser entendida como uma das principais e mais importantes veiculações de moda do mundo, e sua versão Estadunidense por ser uma das mais respeitáveis, sobretudo por ser neste espaço seu pioneirismo. Assim sendo, optou-se, dado a um grande quantitativo de capas da revista, por segmentar em quatro momentos distinto para sistematização das análises, sendo eles: 1º momento – ‘Capas com apelo visual da subversão racial’; 2º momento – ‘Capas com apelo visual da sexualização’; 3º momento – ‘Capas com apelo visual da valorização da beleza’, e por fim, o 4º momento – ‘Capas com apelo visual da “diversidade”’. Nas análises, foram considerados os códigos não verbais presentes nas construções imagéticas dessas capas, levando em consideração, sempre que necessário, seu contexto histórico-social de produção, uma vez que estas capas são consideradas como uma “ferramenta de expressão e de comunicação” (Joly, 2012, p. 55) que reflete valores culturais específicos. Em linhas gerais, os resultados apontam que, embora se tenha percebido uma mudança dos valores veiculados pela revista, até mesmo por questões éticas e culturais, ela ainda funciona como um conjunto imagético que define aspectos estéticos e simbólicos no contexto visual de uma sociedade, influenciando, em seu subconsciente, preconcepções que posteriormente se refletirão nas interações interpessoais cotidianas.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.relation.ispartofEncontro de Semiótica do Projetopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
dc.subjectRepresentaçõespt_BR
dc.subjectMídiapt_BR
dc.subjectPessoas negras/pretaspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
dc.titleRepresentações de pessoas negras/ pretas em capas da revista de moda Vogue estadunidensept_BR
dc.title.alternativeRepresentations of black people of the american fashion magazine Voguept_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.contributor.organizadorBraida, Fredericopt_BR
dc.contributor.organizadorNojima, Vera Lúciapt_BR
dc.contributor.organizadorCoutinho, Taís de Souza Alvespt_BR
dc.contributor.organizadorCampos, Fernanda de Façanha ept_BR
dc.contributor.organizadorFerreira, Isabela de Mattospt_BR
Appears in Collections:4º Encontro de Semiótica do Projeto



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