https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16896
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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fabianoeloyatiliobatista.pdf | 245.59 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Artigo de Evento |
Título: | Representações de pessoas negras/ pretas em capas da revista de moda Vogue estadunidense |
Título(s) alternativo(s): | Representations of black people of the american fashion magazine Vogue |
Autor(es): | Batista, Fabiano Eloy Atílio Alves, Davi Neiva |
Organizador(es): | Braida, Frederico Nojima, Vera Lúcia Coutinho, Taís de Souza Alves Campos, Fernanda de Façanha e Ferreira, Isabela de Mattos |
Resumo: | Os meios de comunicação, como o rádio, jornais, televisão, internet e, em particular, as revistas, foco deste estudo, desempenham um significativo papel na sociedade, trazendo transformações expressivas em diversos aspectos da interação e comunicação humana. Esses canais de comunicação, cada um com suas características próprias, introduziram mudanças substanciais na maneira como percebemos e vivenciamos a realidade. Além disso, em conexão com várias mudanças sociais e avanços científico-tecnológicos, esses meios de comunicação contribuíram para transformações sociais de extrema importância, exercendo influência sobre esferas pública e privada, alteraram culturas e moldando pensamentos (Silverstone, 2002; Thompson, 2009; Batista, 2021). Nesse sentido, este estudo buscou refletir, de forma qualitativa-descritiva, por meio de uma “Análise da Imagem” (Joly, 2012) sobre as representações simbólicas de pessoas negras/pretas na revista de moda ‘Vogue’ em sua versão Estadunidense. A escolha da revista se dá por ser entendida como uma das principais e mais importantes veiculações de moda do mundo, e sua versão Estadunidense por ser uma das mais respeitáveis, sobretudo por ser neste espaço seu pioneirismo. Assim sendo, optou-se, dado a um grande quantitativo de capas da revista, por segmentar em quatro momentos distinto para sistematização das análises, sendo eles: 1º momento – ‘Capas com apelo visual da subversão racial’; 2º momento – ‘Capas com apelo visual da sexualização’; 3º momento – ‘Capas com apelo visual da valorização da beleza’, e por fim, o 4º momento – ‘Capas com apelo visual da “diversidade”’. Nas análises, foram considerados os códigos não verbais presentes nas construções imagéticas dessas capas, levando em consideração, sempre que necessário, seu contexto histórico-social de produção, uma vez que estas capas são consideradas como uma “ferramenta de expressão e de comunicação” (Joly, 2012, p. 55) que reflete valores culturais específicos. Em linhas gerais, os resultados apontam que, embora se tenha percebido uma mudança dos valores veiculados pela revista, até mesmo por questões éticas e culturais, ela ainda funciona como um conjunto imagético que define aspectos estéticos e simbólicos no contexto visual de uma sociedade, influenciando, em seu subconsciente, preconcepções que posteriormente se refletirão nas interações interpessoais cotidianas. |
Abstract: | - |
Palavras-chave: | Representações Mídia Pessoas negras/pretas |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16896 |
Data do documento: | 23-Out-2023 |
Aparece nas coleções: | 4º Encontro de Semiótica do Projeto |
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